Caraguatatuba Geral

Chef Caraguá: Escola Euclydes Ferreira foi a vencedora do concurso culinário entre escolas

Tamoios News

A escola municipal Prof.º Euclydes Ferreira, do bairro do Perequê- Mirim, foi a grande vencedora do concurso culinário Chef Caraguá. O concurso, semelhante aos promovidos em programas de televisão, foi uma iniciativa da Secretaria de Educação da cidade, através do setor de Alimentação Escolar e movimentou as escolas municipais de Caraguatatuba.

A ideia é muito legal, pois o objetivo é desenvolver novas opções de pratos, saborosos e saudáveis, para a alimentação escolar, além de valorizar e incentivar o trabalho das cozinheiras. Este ano, 34 escolas municipais participaram do concurso que começou em abril e terminou na última quarta(19). 

Os pratos elaborados são avaliados por uma comissão e, também, pelos alunos. São avaliados o sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e a aceitação das crianças.

As cozinheiras das escolas participantes do concurso só puderam utilizar produtos adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, com exceção dos temperos cultivados nas hortas escolares. 

No concurso deste ano, todas as equipes elaboraram pratos à base de peito de frango. As cozinheiras tiveram muita criatividade.

Após a fase de degustação dos pratos elaborados pelas 34 escolas participantes, a equipe técnica do setor de Alimentação Escolar de Caraguatatuba divulgou em maio as três escolas finalistas do concurso Chef Caraguá.

EMEF Prof.º Euclydes Ferreira, com o prato “Escondidinho Dengo de mãe”; EMEI Maria De Lourdes Lucarelli Perez, com  “Bobó Maravilha”; e, a CEI/EMEI Prof.ª Vera da Silva Santos (Fazendinha), com o prato “Balaio de Frango”.

A etapa decisiva foi realizada entre os dias 29/05 a 03/06, quando os pratos finalistas foram servidos a alunos de unidades escolares diferentes das classificadas para a final.

A divulgação da escola vencedora aconteceu na noite da última quarta-feira (19), em cerimônia realizada no clube Ilha Morena, que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação Márcia Paiva, do vereador Tato Aguilar, além das equipes representantes das
34 unidades escolares que participaram do concurso.

O prato “Escondidinho Dengo de Mãe” foi o mais bem avaliado pelas crianças que participaram das degustações. Com a conquista, o prato passa a fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino. 

As autoras da receita são as cozinheiras Helena Isnaldo Ferreira, Graziele Batista Pereira, Beuclisia Alves Lobato, Gislene Ferreira dos Santos, Eliana Luiz Pimenta dos Santos. Elas ficaram muito emocionadas com a conquista e disseram que se sentiram motivadas por entenderem a importância da boa alimentação na fase de desenvolvimento das crianças. 

As cozinheiras Helena Ferreira, Graziele Pereira, Beuclisia Lobato, Gislene Santos e Eliana dos Santos, vencedoras do Chef Caraguá 2019

As cinco vão dividir o prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por terem  faturado do Caraguá Chef 2019. 

A Diretora de Alimentação Escolar, Fernanda Nunes, destacou que o empenho e dedicação das cozinheiras foram tão grandes que os pratos das duas escolas melhores colocadas atendem aos pré-requisitos e farão parte do cardápio da rede municipal de ensino, pois tiveram
boa aceitação por parte dos alunos.

Os pratos que ficaram em 2º e 3º lugar no concurso foram:  Bobó Maravilha, da EMEI Maria De Lourdes Lucarelli Perez, elaborado pelas cozinheiras Jandira de Sousa de Freitas e Tania de Souza Menezes; e, Balaio de Frango da CEI/EMEI Prof.ª Vera da Silva Santos (Fazendinha), elaborado pelas cozinheiras Glaucia Soares Viana, Angela Maria da Silva e Maria Aparecida Rodrigues de Meira.

Também foram premiadas as esolcas , CEI Maria Elma Mansano(Revelação), EMEF Lúcio Jacinto(Emoção), CEI Thereza Yanesse(Apresentação),  EMEF João Baptista Gardelin(Criatividade) e EMEF Jane Focesi(Melhor receituário). Todas as participantes receberam medalhas. 

Prefeito Aguilar Jr prestigiou a cerimônia de premiação

prefeito Aguilar Junior declarou que o projeto se tornou uma referência na educação, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos. O prefeito convidou a escola vencedora para participar da abertura do Festival Gastronômico Caraguá a Gosto, um dos mais importantes festival gastronômico da região .