Caraguatatuba Geral

Caraguá: Neste domingo tem missa campal no Morro Santo Antônio

Tamoios News
Missa no alto do Morro Santo Antônio é um dos destaques da festividade

A Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba, neste domingo (09), tem a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio e Missa Campal.

A saída da Igreja Matriz será às 8h, com a subida pela estrada que dá acesso ao Morro e a Missa Campal será às 10h. Ao término, o Padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, deve pular de paraglider com a imagem peregrina do Padroeiro, para abençoar a cidade do alto.

A caminhada dos fiéis ao alto do morro terá apoio da Prefeitura local, que colocará transporte para idosos ou pessoas impossibilitadas de subirem a pé o morro.

Elevação

No dia 13, dia do Padroeiro, haverá a cerimônia de Elevação da Paróquia em Santuário Diocesano.  O Ato Cívico marca o início da Celebração às 8h, seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada por Padre Beto, com a presença de autoridades eclesiais e civis.

Ainda nesta data, o público poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula, um novo Relicário para expor de forma permanente a Relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

Ainda no dia 13 devem ser distribuídos mais de 17 mil pães de Santo Antônio, sendo 10 mil só na Missa e Procissão do Padroeiro. Também tem o Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.

No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, onde também haverá o Bolo de Santo Antônio.

Durante todos os dias da festa tem som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, o Prata da Casa especial conta com a apresentação de artistas locais na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som é com a Banda Municipal Carlos Gomes.

A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.

A Paróquia de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro. Mais informações (12) 3883.6688ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Devotos

Os devotos de Santo Antônio já podem adquirir os escapulários de porta confeccionados pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em celebração ao Dia do Padroeiro da Cidade, comemorado no dia 13 de junho.

Os escapulários acompanham oração e fita devocional. A lembrança está à venda por R$10 na lojinha da Igreja Matriz Santo Antônio, antes e após os horários das missas. Durante a semana, a missa é realizada, às 19h30 e aos domingos, às 8h, 18h e 20h.

O Fundo Social também disponibiliza os produtos na sede, instalada no Centro. O projeto tem como objetivo atender as necessidades mais urgentes do Fundo Social, além de fomentar o turismo religioso no município e a devoção ao Padroeiro da Cidade.

As fitas devocionais podem também ser amarradas no alto do Morro Santo Antônio durante a realização de um pedido. O local é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da secretaria de Turismo, Fundo Social de Solidariedade e Igreja Santo Antônio.

Padroeiro – Santo Antônio é um dos santos de maior devoção de todos os povos e sem dúvida o primeiro português com projeção universal. De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo “milagreiro”, “casamenteiro”, do “responso” e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objetos perdidos.

Serviço

Igreja Matriz – Paróquia Santo Antônio

Endereço: Praça Cândido Mota, 35 – Centro

Fundo Social de Solidariedade

Endereço: Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro