Geral São Sebastião

CEBIMar terá visitas monitoradas nas férias de julho

Tamoios News
Cebimar. Fotos: Luciano Abel

Um programa muito legal para quem mora ou pretender visitar o Litoral Norte neste mês de julho. O CEBIMar/USP (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo) agendou horários neste mês de julho para receber visitantes, que terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o oceano e seus seres.

As visitas são monitoradas e compreendem uma excursão à praia e observação de animais vivos expostos em tanques. Os visitantes recebem informações sobre os organismos e sobre os ecossistemas em que vivem e podem tocar em alguns deles.

Não há limite de idade para participação nas visitas. Para verificar as datas e horários disponíveis e obter maiores informações, acesse http://visitas.cebimar.usp.br/ ou ligue (12 3862 8450). As inscrições são gratuitas e feitas pelo site. Endereço do CEBIMar: Rodovia Manoel Hypólito do Rego, Km. 131,5 – Pitangueiras – São Sebastião – SP

As visitas monitoradas ao CEBIMar/USP compreendem:

  • excursão à praia e costões rochosos, com apresentação dos aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo;
  • observação de pequenos organismos marinhos, usualmente amostras de plâncton, ao estereomicroscópio;
  • visita à área de tanques com água do mar corrente, onde os visitantes podem observar mais de perto e tocar em alguns organismos marinhos vivos e receber informações sobre eles.

O serviço de monitoria é totalmente gratuito, oferecido a pessoas de qualquer idade e realizado mediante agendamento.

CEBIMar

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) é um instituto especializado da Universidade de São Paulo, dedicado exclusivamente ao estudo da Biologia Marinha.

Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.

Atende a demandas de pesquisadores e docentes de seu próprio quadro, de outras unidades da USP, e também de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de diversos institutos de pesquisa.

Incorporado à USP em 1962, o Centro conta com a infraestrutura da Universidade para manter e administrar suas instalações, que são utilizadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de cursos e disciplinas, não só da própria USP, mas também de outras instituições de ensino superior.

O compromisso de colaborar com a preservação ambiental é mantido com a conservação de parte da Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ARIE de São Sebastião), na qual está instalado e também por meio das atividades de extensão universitária, que levam à comunidade conhecimentos e informações na área de Biologia Marinha.