Caraguatatuba Geral

Começam a surgir as novidades do próximo verão: “Siri no Pote” é uma delas

Tamoios News

Todo verão surgem novidades comercializadas a beira mar. O verão nem começou e já tem novidade nas praias. Uma delas, é o “Siri no Pote”, a tradicional casquinha de siri vendida em embalagens de 100 gramas. Outras novidades devem aparecer nas praias da região

Por Salim Burihan

O feriado da Padroeira, na semana passada, levou centenas de ambulantes as praias da região, por causa do tempo bom e do grande número de turistas que estiveram no litoral norte.

O fim de semana passado foi uma pequena amostra de como será o verão 2019/2020: praias repletas de banhistas e de ambulantes. Sem emprego, centenas de pessoas vão vender alguma coisa na praia para garantir o sustento da família.

O litoral norte vive da praia, do sol e do turista. É assim para hoteleiros, comerciantes e também para os moradores. As vendas da temporada garantem um ano tranquilo para todos.

As prefeituras possuem um limite para o número de ambulantes nas praias. Em Ubatuba, por exemplo, são cerca de 700 licenças, 112 delas, apenas para a Praia Grande, a mais frequentada da cidade.

Estima-se, no entanto, que cerca de 1.200 pessoas atuam como ambulantes, entre credenciados e clandestinos, nas praias ao longo do verão, em cada uma das cidades da região.

Em Ubatuba, a prefeitura abriu inscrições para 10 novas licenças, mais de 700 pessoas se inscreveram. As vagas seriam distribuídas através de um sorteio no ginásio de esportes da cidade.

Além dos produtos ching ling(assessórios para celular, caixinhas de som portáteis e protetores de celular…), tem, também, vendedores de água, coxinha, empada, espetinho de camarão, churrasquinho, sanduíches naturais, sorvete, milho verde, churros e por aí afora.

José Benedito, que vende cocadas há vinte anos, disse que, a areia da praia, no verão, é a maior fonte de trabalho dos moradores da região. “Qualquer coisa que se vende ou, até mesmo, recolher latinhas na areia, dá um bom dinheiro para os moradores, principalmente, para aqueles que estão sem emprego”, comentou.

Todos os anos, aparece alguma novidade nas praias. No ano passado, foi um bronzeador afrodisíaco que atraía os homens quando aplicado. Fez sucesso nas praias no verão 2018/2019.

Siri no Copo

As novidades do verão 2019/2020 já começaram a ser vistas nas praias. No domingo passado, apareceu uma dessas novidades: ”Siri no Copo” ou “Siri no Pote”, trata-se de casquinha de siri vendida em copinhos de 300 ml, que começou a ser vendida na praia Martim de Sá, em Caraguá.

Vitor Gonçalves, de 30 anos  e Angel, de 24 anos vendem “siri no copo” nas praias

O casal Vitor Gonçalves, de 30 anos  e Angel, de 24 anos, começaram naquele dia a venda do “siri no copo”. Uma unidade era vendida por R$ 8,00 e duas, por R$15,00.

“Queríamos começar a vida de empreendedor nas areais durante o verão e optamos em oferecer algo diferente, pelo menos,para o banhista que não gosta de frequentar os quiosques ou bares. Escolhemos o “siri no copo”,disse Vitor.

Segundo ele, são produzidas 200 unidades por dia e as vendas começaram bem. Pois o produto estava tendo boa aceitação. “Alguns clientes, turistas de outras regiões, até nos encomendaram, para levar no retorno às suas cidades”, disse Angel.

Um grupo de turistas de Campinas experimentou o “siri no copo”. “Está uma delicia, muito bem feita e saborosa”, comentou Fernanda Silva.  O dentista Walter Silva gostou da novidade. ” Muito boa”, comentou.

O dentista Walter Sila elogiou a novidade

“Muito saborosa,uma das mais gostosas que experimentei no litoral. É a primeira vez que vejo siri vendido em copo. Percebi que eles(os dois ambulantes) tomaram muito cuidado com a higiene do produto. Isso é importante pois na praia temos que ter cuidado com o que consumimos”, comentou a turista Audy Simeoni Lima, também, de Campinas.

Vitor explicou que sua família trabalha há muitos anos no ramo e que decidiu iniciar uma “carreira solo”, mas mantendo a qualidade do que produz e vende na areia da praia. Ele já pensa em outra novidade “um creme de camarão no copo”.