Geral Litoral Norte

Comércio deverá faturar mais em 2020 que terá 13 feriados nacionais, nove deles prolongados

Tamoios News

O ano de 2020, que está se aproximando, tem tudo para ser excelente para os  comerciantes e hoteleiros do Litoral Norte. O calendário prevê 13 feriados nacionais, nove deles “prolongados”.  O grande número de feriados alegrou comerciantes e ambulantes

Por Salim Burihan

O ano de 2020 promete ser excelente para as cidades do Litoral Norte, que vivem e dependem do turismo.

No ano que vem serão 13 feriados nacionais, mais que o dobro dos feriados de 2019, que teve apenas seis.

Dos 13 feriados, nove serão  “emendáveis”, ou seja, prolongados, que deverão atrair muita gente para a região e garantir renda e empregos para muita gente.

Cinco feriados vão cair numa segunda-feira; três deles, na sexta-feira; um, numa terça; um, numa quarta; um numa quinta; e, dois, num domingo.

Confira a relação de feriados em 2020

1 – Ano novo – 1º de janeiro – (quarta-feira)

2 – Carnaval – 24 a 26 de fevereiro – (segunda-feira a quarta-feira)

3 – Sexta-feira Santa – 10 de abril – (sexta-feira)

4 – Páscoa – 12 de abril – (domingo)

5 – Dia de Nossa Senhora da Penha (estadual) 20 de abril – (segunda-feira)

6 – Tiradentes – 21 de abril – (terça-feira)

7 – Dia do Trabalho – 1º de maio – (sexta-feira)

8 – Corpus Christi – 11 de junho – (quinta-feira)

9 – Independência do Brasil – 7 de setembro – (segunda-feira)

10 – Dia de Nossa Senhora Aparecida 12 de outubro – (segunda-feira)

11 – Finados – 2 de novembro – (segunda-feira)

12 – Proclamação da República – 15 de novembro – (domingo)

13 – Natal – 25 de dezembro – (sexta-feira).

Euforia

Os secretários de turismo e comerciantes ficaram eufóricos com a quantidade de feriados prolongados em 2020.

Cristian, feriado ajuda a gerar emprego para moradores

“Nossas cidades vivem e dependem do turismo, quanto mais feriados é melhor para nossa região, beneficiando o comércio de uma maneira geral e gerando empregos para a nossa população”, comentou o secretário de Turismo de Caraguá, Cristian Bota.

Segundo ele, com tantos feriados, a prefeitura terá que oferecer opções de entretenimento, como eventos e shows, para atrair os turistas. “Temos priorizado os artistas locais, gerar emprego e renda para os nossos moradores. Mais feriados exigem mais investimentos pela prefeitura, vamos planejar para oferecer boas atrações em 2020”, afirmou Cristian Bota.

 

 

-Para o secretário de turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago, os feriados prolongados de 2020 são importantes para uma cidade que tem no turismo sua principal fonte de renda e empregos. Ubatuba, segundo ele, tem muitas atrações como praias, cachoeiras, gastronomia variada e arquivo cultura.

Para Potiguara do Lago Ubatuba deve ser visitada todos os fins de semana, principalmente, na baixa temporada, quando os preços caem e as estradas são mais tranquilas

Ele fala também que Ubatuba é para ser visitada o ano inteiro e não apenas nos feriados. “É bom lembrar que  na baixa temporada e fins de semanas comuns, o visitante encontrará bons preços e praias e estradas mais tranquilas. Ubatuba está sempre de portas abertas para receber nossos visitantes”, destacou.

“Quanto mais feriado é melhor para o comerciante local. A maioria depende do turismo para sobreviver. Quanto mais gente vem para a região, mais vendas teremos, mais pessoas serão contratadas. Isso é muito bom”, comentou Rosan Alfredo, do Restaurante Zanfredo, com unidades em Maresias e Caraguá.

Rosan, do Zanfredo, acredita que feriados deverão atrair muitos turistas ao litoral norte em 2020

Samir Ralile, do Restaurante Allegro, em Caraguá, entende que o feriado prolongado, em dias de sol e calor, é mais favorável aos quiosques à beira mar. “Os estabelecimentos localizados fora da orla são beneficiados, mas o faturamento maior fica para quem está à beira mar”, comentou.

Para Ronaldo feriados são bons porque geram emprego para muita gente

O ambulante Ronaldo Caetano, de 29 anos, que passa dez horas por dia e percorre 10 quilômetros na areia da praia, vendendo sorvete, gostou de saber que serão 13 feriados nacionais, mas destacou que o feriado não é importante apenas por dar lucro aos ambulantes e comerciantes, mas sim, por gerar emprego para muita gente que está desempregada e precisa fazer algo para sustentar a família.

“Minha mulher, Priscila  Cristina, trabalha em um quiosque em São Sebastião, os feriados vão ajudar a manter ela trabalhando o ano todo, isso tranquiliza a gente”, disse. Como ambulante, Ronaldo mantém a família.