Geral Litoral Norte

Confira a lista dos filmes selecionados para o 1º Festival de Cinema de Surf de Ubatuba

Tamoios News

1º Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba seleciona filmes de 12 países. Entre os filmes escolhidos, oito são brasileiros, um deles de Ubatuba. Há, ainda, trabalhos de vários países da Europa, além de Austrália, EUA e Rússia.

O 1º Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba (FICSU) acontecerá entre os dias 13 a 16 de junho de 2019 e vai colocar a capital do surf, como é conhecida a cidade de Ubatuba (Litoral Norte de São Paulo), em um circuito mundial de festivais de cinema de surf. Com apoio do Proac, o evento teve 74 inscritos do mundo inteiro e, além da exibição dos filmes, contemplará feira de expositores locais, show de bandas, pinturas de pranchas, exposição de pôsteres e fotografias de surf, oficinas e bate-papos sobre o tema.

A curadoria, realizada pela roteirista e produtora Lu Castro, pelo diretor e roteirista Rafael Mellin e pelo cineasta Victor Fisch a partir dos filmes inscritos pelos realizadores, selecionou 21 trabalhos, dos quais 8 são do Brasil (um, inclusive, de Ubatuba). Os demais são dos EUA, México, Portugal, Angola, Austrália, França, Suíça, Canadá, Espanha, Rússia e Itália.

Alguns dos selecionados já foram exibidos e premiados em festivais importantes, como o de Portugal e Angola “Kalunga”, que recebeu diversos prêmios, entre eles o de menção honrosa no Lisbon Surf Film Festival (Lisboa, Portugal). Já o australiano “Beyound the Noise” recebeu o prêmio de melhor fotografia no London Surf Film Festival e no Bells Beach Surf Film Festival. Outro filme bastante premiado é o suíço “Tan”, que é inédito na América do Sul. Entre outras premiações, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Santa Cruz Surf Film Festival.

Alguns filmes são inéditos no Brasil, entre eles o “Nessa Vibe – Com Jeferson Guedes”, de Ubatuba, e que acompanha o pintor de pranchas Jeferson Guedes; e “Annais”, de Gabriel Novis, que fez o curta com o Canal OFF.

Destaques temáticos

A presença feminina no surf e no cinema é uma temática constante e importante que o FICSU faz questão de trazer à tona. Quatro curtas colocam a mulher como protagonista de seus filmes. Chloé Calmon, surfista brasileira de longboard é destaque no curta que leva seu nome, além de ser uma das personagens do longa-metragem “Kalunga”. Outras duas surfistas ganham a cena e o nome de seus curtas: a francesa Anais Pierquet (filme “Annais”) e a americana Paige Alms (filme “Paige”), que é considerada a melhor surfista de ondas grandes do mundo, com diversos títulos. Já o filme “Introducing the Super Stoked Surf Mamas of Pleasure Point” conta a história de mulheres que gostam de surfar e criaram formas de seguir exercitando seu prazer, mesmo grávidas ou com filhos pequenos. O filme venceu o prêmio do público no International Surf Film Festival Anglet, um dos mais importantes festivais do gênero no mundo.

Outro aspecto importante dos filmes inscritos é a beleza fotográfica de suas imagens. Há nomes relevantes da fotografia de surf no mundo entre os filmes selecionados, como o americano Morgan Maassen (“Water II”), o francês Hugo Manhes (“La Torche”), o australiano Andrew Kaineder (“Beyound the Noise”) e o fotógrafo uruguaio Guel Varela, com um curta que leva seu nome e mostra um pouco de seu processo.

Premiação

Ao todo, o festival oferecerá 6 troféus, 1 de homenagem, 1 de júri popular e 4 de júri especializado. Os troféus estão sendo confeccionados pela artista ceramista Licida Vidal, de Ubatuba.

A premiação será dividida por categorias que levam nome de algumas praias de Ubatuba: o Prêmio Sununga (uma praia diferente, boa para a prática de skinboard), premiará o filme mais inovador e transformador; o Prêmio Vermelhinha (uma praia de surf mais radical), será oferecido ao filme mais ousado, que leva o expectador ao limite da emoção; o Prêmio Perequê-Açú (onde fica a escola de surf de Ubatuba, ideal para quem está começando na prática do esporte) será para realizadores estreantes; o Prêmio Itamambuca (praia de ondas regulares durante todo o ano) para um filme completo, com boa narrativa, bem feito em todos os seus aspectos; e Prêmio Praia Grande (a praia mais popular de Ubatuba), será entregue ao filme que receber maior votação do público.

Lista dos filmes selecionados:

A Onda da Pedra D’água, direção de Caio Antunes e Laurent Refalo, Brasil, 14min

Annais, direção de Gabriel Novis, Brasil, 7min

Beyond the Noise, direção de Andrew Kaineder, Austrália, 38min

Caio Vaz – Dando A Volta Por Cima, direção de Camila Salles, Brasil, 27min

Chloé Calmon, direção de Luiza Campos, Brasil, 25min

En Ningun Sitio, direção de Bernat Sampol, Espanha, 12min

Guel Varalla, direção de Guel Varalla, Brasil, 5min

Introducing the Super Stoked Surf Mamas of Pleasure Point, direção de Elizabeth Pepin Silva e Paul Ferraris, EUA, 20min

Ius Maris, direção de Vincenzo D’arpe, Itália, 15min

Kalunga, direção de Bernardo Gramaxo, Portugal e Angola, 85min

La Torche, direção de Hugo Manhes, França, 6min

Life on the Edge, direção de Saritha Roberts, Canadá, 16min

Nessa Vibe – Com Jeferson Guedes, direção de Renato Rassan – Juliano de Souza Santos ( Confector), Ubatuba, Brasil, 14min

Paige, direção de Bjarne Salen, EUA, 21min

Picuruta, direção de Alex Miranda, Brasil, 110min

Priboi Surf Siberia, direção de Sergey Rasshivaev, Russia, 80min

Surftopia, direção de Mariano Correa, Milton Caminada e Pablo Daraio, Brasil, 24min

Tales of the Waveslayer, direção de Himay Rivera, EUA, 6min

Tan, direção de Alena Ehrenbold, Suiça, 15min

The Bull, direção de Eric Ebner, EUA e México, 13min

Water II, direção de Morgan Maassen, EUA, 5min

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.