Caraguatatuba Geral

Conservadores e Líderes LGBTI+ “entram em guerra” na discussão do Plano de Cultura de Caraguá

Tamoios News

A votação do Plano Municipal de Cultura de Caraguá, marcado para acontecer, às 11 horas, desta quinta(27), promete ser bastante agitada e tumultuada. Lideres do movimento LGBTI+ da cidade prometem impedir a discussão e aprovação do plano sem a inclusão dos temas de gênero(LGBTI+), que incluem palestras sobre diversidade em escolas e repartições públicas e a realização da Parada Gay na cidade.

Esses temas, que constavam do plano municipal de cultura original,  foram excluídos pela Comissão Municipal de Cultura, após os vereadores terem suspendido a votação do proposta na última terça(25). A Comissão de Cultura se reuniu na quarta(26) e optou em retirar esses temas do plano de cultura.

Os líderes do movimento LGBTI+ da cidade prometem entrar na justiça caso esses temas não constem no Plano Municipal de Cultura. Eles alegam que as questões de gênero foram discutidas e aprovadas durante a Conferência Municipal de Cultura e devem ser incorporadas ao projeto.

Caso o projeto, sem os temas de gênero, seja colocado em votação e aprovado nesta quinta(27), a comunidade LGBTI+ vai acionar na justiça a Comissão Municipal de Cultura, a Fundação Cultural de Caraguá e os vereadores.

A promoter Tifany Félix, uma das líderes do comunidade LGBTI+ no Litoral Norte, esteve na Câmara Municipal para conversar com o presidente da casa, o vereador Carlinhos da Farmácia. Thifany deixou claro que as propostas do plano de cultura foram aprovadas em conferência municipal e não podem ser retiradas do projeto que será votado logo mais pelos vereadores.

Segundo ela, caso isso ocorra, irá tentar barrar na justiça a aprovação do projeto. O grupo também pretende acionar judicialmente a Câmara, o Conselho Municipal de Cultura e a Fundação Cultural. Thifany argumenta que o Conselho Municipal de Cultura não poderia retirar os temas aprovados em uma conferência municipal.

Não conseguimos contato com o presidente da Comissão Municipal de Cultura, Luiz Fernando Espirito Santo. Foi ele quem reuniu extraordinariamente os membros do conselho na quarta(26) para excluir do plano municipal as questões de gênero.

Por outro lado, um grupo de moradores conservadores, também, prometem ir à Câmara na ,manhã desta quinta, para impedir a inclusão das questões de gênero no Plano de Cultura. Nas redes sociais, o grupo se posiciona contra temas LGBTI+ no projeto cultural da cidade.

Pelas redes sociais, estão convocando a população para ir a sessão de Câmara, às 11 horas, para pressionar os vereadores a votarem contra a inclusão de questões de gênero no projeto cultural. O grupo considera “um absurdo” o Plano Municipal de Cultura abordar questões LGBTI+

 

 

O