Geral Litoral Norte

Feriado: Avistagem de baleias e Santuário de Santo Antônio devem atrair turistas ao Litoral Norte

Tamoios News
O feriado prolongado de Corpus Christi, segundo os comerciantes da região, tradicionalmente, nunca foi de grande movimentação turística no Litoral Norte, mas desta vez, poderá surpreender. A região oferece bons atrativos: a avistagem de baleias na costa de São Sebastião e Ilhabela, o Santuário de Santo Antônio, em Caraguá e os preços promocionais nas diárias
Por Salim Burihan
É um feriado religioso, mais familiar e o litoral sofre muita concorrência com as estâncias climáticas, como por exemplo, Campos do Jordão.
Mesmo assim, o movimento turístico poderá surpreender. O tempo bom registrado no fim de semana passado, um fim de semana típico de verão, caso se repita, poderá atrair muita gente.
O Litoral Norte oferece bons atrativos: o tempo está bom, se permanecer assim dará para curtir uma praia; as diárias nos hotéis e pousadas estão com preços promocionais;  e, as baleias estão aparecendo em grande número na região, um atração muito especial.
Nas duas últimas semanas, cerca de 90 baleias foram avistadas na região. As baleias proporcionam um belo show e atraem cada vez mais gente à região, entre junho e setembro.
O Projeto Baleia à Vista orienta que as embarcações devem ficar a 100 metros das baleias e com o motor desligado para evitar riscos aos animais ou deixá-los estressados. O Canal de São Sebastião e a costa de Ilhabela são os locais onde elas mais tem aparecido.
Os turistas podem conhecer outras espécies marinhas em visitas ao Aquário de Ubatuba e ao Tamar(Tartarugas Marinhas), que ficam em Ubatuba.
Outro atrativo é o turismo religioso: as decorações das ruas pelos fieis e o santuário de Santo Antônio, recém inaugurado em Caraguatatuba. e, é claro, as festas juninas. A confecção dos “tapetes” de Corpus Christi reúne moradores, veranistas e turistas e oferecem um belo visual.
Comércio
O diretor do Sindicato dos Hotéis de Ubatuba, José Carlos de Souza, explica que ainda não dá para fazer uma previsão sobre o índice de reservas nos hotéis.
“É um feriado religioso, a maioria dos turistas vem espontaneamente, sem reserva nos estabelecimentos, atraído pelas condições do tempo. Na maioria dos estabelecimentos de hospedagem as tarifas estão 40% dos preços praticados na alta temporada”, disse José Carlos.
Segundo ele, nesta época do ano, os hotéis aproveitam para fazer reformas ou dar férias coletivas aos funcionários, mas se o tempo colaborar, o movimento poderá até surpreender.
“Tradicionalmente, comercialmente, sempre foi fraco. O turista em sua maioria prefere viajar para a serra, para a montanha, mas
temos bons atrativos à oferecer como as diárias promocionais, as praias e o turismo religioso, como o Santuário de Santo Antônio”, comentou Sávio Luiz dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
Em São Sebastião, os hotéis e pousadas da costa sul estão tendo boa procura. De acordo com a Marina Veltman, da direção da APHMBR(Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias), dos 3 mil leitos em Maresias cerca de 2 mil leitos estão reservados, isso fora os alugueis da AirBnb.

“A procura tem sido muito boa. Esperamos atingir cerca de 90% nesse feriado”, estima Veltman. A tristeza é que a praia de Maresias pela segunda semana consecutiva está inadequada para o banho de mar, segundo a Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Adriana Camargo, gerente de duas pousadas em Juquehy, disse que está havendo muita procura. “Estamos com bastante procura para o feriado, e acredito que com 70% já reservado”, informou Adriana.