Caraguatatuba Geral

Festival Gastronômico Caraguá a Gosto têm recorde de inscrições

O 14º Caraguá a Gosto, que terá inicio no dia 31 deste mês, teve o número de inscrições recordes para esta edição. São 50 estabelecimentos que concorrem com 72 pratos, em oito categorias. A novidade deste ano é uma Aula Show com o renomado chef Roberto Ravioli, que dá suas dicas no programa ‘É De Casa’, da Rede Globo.

Ele se apresenta às 20h de sexta-feira (02/08), na Praça da Cultura (Avenida da Praia) para um público de 2 mil pessoas. Na ocasião, vai ensinar como preparar um Pappardelle com ragu de linguiça/cogumelos e erva doce. As inscrições são gratuitas e devem ser feita pelo link https://www.sympla.com.br/aula-show-com-roberto-raviolli__581098 .

Como o sobrenome já diz, Ravioli é descendente de italianos. Conta que cresceu na cozinha e apesar disso, sua primeira opção foi trabalhar com prancheta, fazendo projetos arquitetônicos.

Na hora de folga, gosta de cozinhar, inventar pratos, e sempre foi muito elogiado pelos amigos, principalmente em relação ao preparo de massas. Na década de 80, afetado pelo plano Cruzado, resolveu tirar da gaveta suas antigas receitas e  colocar em prática o sonho de abrir um restaurante.

Assim nasceu o Empório Ravioli, na Vila Olímpia. Já como chef, ficou conhecido quando preparou a refeição servida ao tenor Luciano Pavarotti após um concerto feito pelo cantor em São Paulo, em 1991. Na ocasião, ele preparou o Gnocchi dei Contandini (Nhoque dos Camponeses para Pavarotti), feito com uma mistura de focaccia (pão italiano), ovos, parmesão, noz-moscada e manteiga. O molho, à base de cebolinha e manteiga, leva feijões e tomates italianos.

Como chef e restauranter, ele conta que seu cardápio nunca é fixo, por isso, pelo menos duas vezes ao ano vai até a casa de sua família na cidade de Lucca em busca de novas ideias.

Participantes

A abertura oficial do Caraguá a Gosto será às 20h do dia 31 de julho, na Secretaria de Turismo (Setur), na Avenida da Praia, e deve contar com a presença de representantes de todos os estabelecimentos participantes.

O secretário da Setur, Cristian Bota, destaca o crescimento do evento com o número recorde de inscritos. São 50 estabelecimentos inscritos nas categorias Carnes e Aves, Comida de Boteco, Culinária Internacional, Frutos do Mar, Lanches Artesanais, Pizzas, Sabores da Praia e Sobremesas.

Em 2018, foram 44 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias que participaram do concurso.

“É importante destacar os investimentos da administração Aguilar Junior em cada evento para movimentar a baixa temporada”, disse o secretário Cristian Bota.

Confira as categorias e estabelecimentos participantes

Carnes e Aves – Tapera Branca, Quiosque Maré Mansa, O Quintal, Garage Bar, Bar do Julinho e Gamboa.

Comida de Boteco – Água Doce Cachaçaria, A Cabana Pizzabar, Aí Sim Teles, Camarim Rock Bar, Batatuba, Empadas do Villaça, Espeticho, O Quintal e Ticos Burger

Culinária Internacional – Taller Gastronomia, Kintal do Neno, Espeticho, Nori Sushi, Caiçaras, Kadu Lanches, Alegro Sushi Pizza Bar e Zanfredo.

 

Frutos do Mar – Mar à Vista, Toca do Robalo, Kiskonofre, Balaio Caiçara, Quiosque do Marquinhos, Quiosque Ferragut 46, Ostra & Ouriço, Surfs, Manduca, Mar e Terra, Quiosque Baleia Branca, Guaruçá, Baleares, Gamboa, Bar do Japonês e Caiçaras.

 

Lanches Artesanais – Kadu Lanches, Zanfredo, Rei Burgers, Santo Suco, Guará Burguer, La Costa Café, Ticos Burger, Camarim Rock Bar, Bangabô, Garage Bar e Resenha’s.

 

Pizzas – Japa Pizza, Alegro Sushi Pizza Bar, Officina das Pizzas, Pizzaria do Neno, Resenha’s, Toca do Robalo e Aí Sim Teles.

 

Sabores de Praia – Quiosque Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque Ferragut 46 e Bar do Japonês.

 

Sobremesas – Açaí JCR, Docas Açaí, Sodiê Doces, Bangabô, Mala e Cuia, Café D’ary, Balaio Caiçara, Santo Suco, Officina das Pizzas, Baleares e La Costa Café.

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: