Geral Ubatuba

Grupo de jovens artistas mostra sua arte em pontos de ônibus de Ubatuba

Tamoios News

Grupo de artistas promove pinturas em pontos de ônibus para disseminar a arte em Ubatuba

Esperar pelo transporte coletivo em Ubatuba está muito mais agradável. Em alguns pontos, espalhados pela cidade, é possível fazer desse momento um período de contemplação de arte e cultura local.

Isso só está sendo possível a partir da iniciativa de um grupo chamado Néctar Caiçara – um coletivo de artistas dispostos a levar a arte, na sua essência, ao alcance de todos- enfim, o néctar da arte.

Ser do grupo setorial de artes plásticas da Fundação de Arte e Cultura – Fundart foi uma mera coincidência, já que o trabalho é independente – com objetivo de desvincular a iniciativa do coletivo e das ações que já acontecem. Porém, só reforça o interesse e comprometimento dos integrantes com a arte.

Cristiano Vieira Mendes – Tiano Mendes, Jeferson Guedes – Jeferson Godbless, Fernanda Brito – Nanda Ramona, Fernando Viviani, Adriano  Santos- Adriano Art são os responsáveis pela iniciativa. O grupo reúne uma diversidade de profissões: veterinário, tatuadores, professores – em sua maioria caiçaras – somente Nanda e Fernando vieram de São Paulo.

Ação

O projeto nasceu em um dia comum, quando saíram de um encontro e, simplesmente, resolveram pintar. A ideia inicial era um muro, mas lembraram do ponto de ônibus da avenida Iperoig e logo combinaram o início da pintura.

Atualmente, já foram contemplados os pontos da avenida Iperoig, Marafunda (Oswaldo Cruz), Itaguá (Rua Capitão Felipe) e avenida Rio Grande do Sul.

O do Pereque açu foi executado por meio de parceria – alguns outros artistas foram contagiados pela iniciativa do grupo a começarem o trabalho. Desta maneira, integrantes do Néctar também foram convidados para colaborar na pintura do local.

Criação

Os artistas confessam que não existe um desenho prévio, a ideia simplesmente flui. Cada um já sabe o estilo do outro e o que ou em qual espaço pode se encaixar. “As linhas de trabalho se encaixam muito fácil e conseguimos nos conectar”, comentou Jeferson.

Os elementos, geralmente, representam muito da cultura local – como flores, pássaros e figuras tradicionais, como o pescador. Todos buscam transmitir a essência de Ubatuba e valorizar a natureza.

Porém, o objetivo é que quem olhe não enxergue uma obra fragmentada e, sim, uma única obra de arte. “A mensagem maior não é de fragmentos, mas sim, de unir”, dizem. Além disso, o Néctar busca respeitar as questões cromáticas. “Por exemplo, se o ponto é azul, que é uma cor mais fria, a gente esquenta”, explicaram.

Todos os integrantes reforçam que há um incentivo mútuo e que não existe alguém com o desejo de se destacar mais. “A gente se respeita e tem uma liberdade muito grande, inclusive, para dar sugestões e opiniões. Temos uma admiração um pelo outro.”

Espontaneidade é a palavra que define

Eles aliam suas rotinas de trabalho com os momentos em que podem dedicar à pintura. Geralmente, cada um vai em um horário. É muito difícil reunir todos pintando simultaneamente. É raro, mas acontece, principalmente aos finais de semana. Todas as ações são encaradas como diversão – o que não significa que não haja seriedade no trabalho. Em média, a pintura leva de 6 a 8 horas para ficar pronta, mas devido à conciliação de horários, pode acontecer de demorar um pouco mais.

São utilizadas técnicas diferenciadas:  Adriano, Tiano e Nanda usam mais o latex; Fernando trabalha com aerografia (compressor de ar) e Jefferson com caneta e spray. Geralmente, após finalizado, passam resina por cima – pois o látex descasca ou suja com muita facilidade.

O impacto na sociedade

O grupo vem comemorando as reações das pessoas perante as pinturas.

“A receptividade da população tem sido muito boa e ficamos felizes, pois o objetivo é de colocar alegria no dia delas. Muitos elogiam, buzinam, interagem com a gente enquanto estamos pintando. É muito gratificante”, comemoraram.

“Talvez a gente nunca sente no ponto de ônibus devido a nossa rotina, mas diariamente, muitas pessoas ficam por 40, até 50 minutos no local, esperando o transporte”, lembrou Fernando.

“Essa é a porta de entrada para muitas pessoas terem contato com a arte plástica de fato”, acrescentou Adriano.

Não para por aí

A intenção é contemplar mais pontos. Além disso, existe um desejo de, também, realizar trabalhos em escolas públicas. Eles destacam que querem continuar nesse esquema de doação – oferecendo o trabalho e materiais, e que o foco seria promover a ação em escolas mais distantes e carentes

“Com uma grande brincadeira demos o primeiro passo, mas desejamos que as pessoas também interajam. Não fiquem esperando de nós. Estamos fazendo nossa parte. Existem outros grandes artistas que também podem promover ações. A ideia foi uma iniciativa para mobilizar as pessoas e queremos deixar um legado”, frisaram.

“Não temos bandeira  – religiosa, política – nossa ideologia é a arte. Não queremos associar nossa imagem a ninguém”, acrescentaram.

O Néctar caiçara reforça que as ações são promovidas por meio de trabalho social de doação. Entretanto, caso haja empresários interessados, podem procurar os artistas para conversar.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.