Caraguatatuba Geral

Grupo se reúne em Caraguá para observar o eclipse solar

Um eclipse solar 2019 ocorrerá nesta terça(2) e será um eclipse total. Ele poderá ser visto no sul do Oceano Pacífico e na América do Sul. Em Caraguatatuba, um grupo de pessoas se reunirá, amanhã, às 16 horas, na Lagoa Azul, na Praia do Capricórnio, região Norte da cidade, para um encontro eco sustentável.

O grupo irá observar o eclipse do sol,  ver saturno e constelações e trocar experiências. Segundo o site astrocentro, o eclipse solar é um evento muito aguardado por diversas pessoas ao redor do mundo.

 

Cercado de mistérios, é tido em várias culturas como um evento místico. Por isso, se acredita que nos tempos antigos, quando as pessoas não tinham conhecimento científico sobre o eclipse solar, acreditava-se que esse fenômeno era um modo dos deuses manifestarem suas inquietações em relação ao homem.

O site explica que hoje em dia a ciência possui uma explicação fundamentada para o eclipse solar. Trata-se de um fenômeno natural da natureza, ocorrendo quando a lua se interpõe entre o Sol e a Terra. Durante o período do eclipse solar há a ocultação total ou parcial da luz.

O eclipse solar 2019 é um fenômeno que atrai diversos curiosos, estudantes e cientistas.

Os efeitos do eclipse solar 2019

Redução de temperatura – Além dos efeitos místicos provocados pelo eclipse solar, sua influência também pode ser observada pela ciência. Durante o eclipse solar a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, representando uma rápida redução na temperatura terrestre.

Mudança de comportamento animal – Os animais, em sua maioria, possuem um relógio biológico. Esse relógio é ajustado de acordo com o ritmo do Sol. No decorrer do eclipse solar, os animais poderão ter o ciclo afetado, o que provocará uma série de inquietações. O eclipse solar tem duração apenas alguns minutos, mas seu efeito é capaz de desnortear os animais.

Um estudo científico realizado com alguns animais comprovou que os animais ficam assustados durante esse período. Durante a fase de escuridão, os animais agem como se fosse a noite, e desse modo acabam ficando inquietos.

O vento muda de direção – Durante os minutos do eclipse solar observa-se uma rápida mudança da temperatura. Ao longo desse processo, há uma alteração em relação a velocidade e direção do vento.

Embora essas mudanças ocorram simultaneamente ao efeito do eclipse, os efeitos só podem ser acompanhados por cientistas. Isso ocorre devido a rapidez do eclipse solar, que se estende por apenas alguns minutos. *Com informações do site astrocentro.