Caraguatatuba Geral

Hospital Regional deverá ser inaugurado em dezembro

Tamoios News

O Hospital Regional de Caraguatatuba deverá ser inaugurado em dezembro. A previsão inicial feita pelo estado era que o prédio ficaria pronto em junho deste ano, mas ocorreram problemas com o aterramento e ligação de energia e adiou-se a inauguração para outubro. Em setembro, o estado informou que o hospital deverá ser inaugurado e entrar em funcionamento no final do ano.

Encaminhamos pedido de informações para a Secretaria de Estado da Saúde cobrando informações sobre quando o hospital será inaugurado. A assessoria informou que a unidade deve dar início aos atendimentos no final deste ano, sem precisar a data de sua inauguração.

Em maio deste ano,  durante sua participação em uma reunião da Frepap(Frente de Vereadores do Litoral Norte), o coordenador do Programa Saúde em Ação, Ricardo Tardelli, informou que a obra seria finalizada entre outubro e novembro. Em julho, o estado abriu inscrições para a contratação de uma OSS(Organização Social de Saúde) para a gestão do hospital. O processo deverá ser finalizado neste mês de outubro.

Tardelli esteve vistoriando o hospital no mês passado. Ele adiantou que “as obras do Hospital Regional estão dentro do cronograma. Fazemos os últimos ajustes em setembro e em outubro deve começar a chegar os equipamentos para fazermos as testagens. Nesse ínterim, também fazendo a seleção da OS (Organização Social) que fará a gestão da unidade para entre novembro e dezembro darmos início às operações de fato”.

Detalhes do hospital

Em relação à contratação de mão de obra, Tardelli ressalta que o modelo de contrato para a escolha da OS transfere a ela o recrutamento, que, no geral é feita por processo seletivo. Ele calcula que essa unidade deve contratar em torno de 1.500 pessoas para as áreas administrativa – apoio, limpeza, vigilância e alimentação – e assistencial – enfermagem e médicos.

alas concluídas

o prefeito Aguilar Junior conseguiu uma grande conquista para a região que é a Ala de Quimioterapia, que evitará que pacientes que passam por tratamento oncológico continuem viajando quase que diariamente para serem atendidos em hospitais do Vale e da capital.

“Este será um hospital com mais de 200 leitos e a nossa grande conquista é a Ala de Quimioterapia. Isto porque hoje temos mais de 70 pacientes que passam por tratamento oncológico diariamente e precisam sair do município para serem atendidos em hospitais de referência fora daqui. Então, será um grande ganho para a nossa cidade e para o Litoral Norte”, comentou o prefeito.

É bom deixar claro que o Hospital Regional será uma unidade especializada, de média complexidade, de perfil cirúrgico e de caráter eletivo que os casos encaminhados pelas secretarias municipais de saúde e hospitais da região. O atendimento não será feito diretamente com os moradores, mas por encaminhamento das prefeituras e santas casas.

Tudo indica que a inauguração do hospital poderá sofre um atraso, mas trata-se de  uma grande conquista para a região. Com a nova unidade, os pacientes do Litoral Norte não precisarão mais serem removidos para unidades de referência em cidades do vale ou da capital.

A construção foi iniciada em 2016, em terreno cedido pela prefeitura. O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, contará com 220 leitos, sendo 144 de internação, 40 de UTI, 20 de observação e 16 leitos de Hospital Dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial), com capacidade para atender clínica médica e cirúrgica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e UTI adulto, suprindo a demanda de alta complexidade na região. A unidade vai contar com tecnologia de captação de energia via painel solar, que será utilizada para o aquecimento da água que será utilizada no hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do estado, a unidade deve dar início aos atendimentos no final deste ano e faz parte do programa Saúde em Ação, em parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e recebe um investimento de R$ 188 milhões para construção e equipamentos.