Geral Saúde

Ilhabela sedia nesta sexta-feira o II Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte

Tamoios News

Ilhabela sedia nesta sexta(26) o II Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte – Desafios na Atenção Básica. O evento faz parte do calendário de ações do Julho Amarelo, mês que o arquipélago intensificou a prevenção e diagnósticos.

No cronograma do simpósio, além das ações para realização do teste, acontecerão também palestras que irão abordar temas como: Epidemiologia no Litoral Norte, Planos de eliminação da Hepatite C, Estratégias no Município de Ilhabela e Litoral Norte, além de mesa redonda com debate a Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais na Atenção Básica.

A transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, através de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

“Uma força tarefa mundial vem sendo feita. A Organização Mundial de Saúde quer eliminar a Hepatite C até 2030. Para isso, precisamos ampliar a informação e estabelecer parcerias, especialmente com a Atenção Básica, que é a porta de entrada dos pacientes na rede de assistência, e todos os pacientes a partir de 40 anos deverão ser testados”, salienta a médica hepatologista, Dra. Márcia Iasi.

A Sociedade de Hepatologia e a XVII Regional de Saúde estão apoiando o evento e diversos profissionais de Ilhabela e convidados irão participar para discutir as melhores estratégias para o Litoral Norte, e assim, caminhar para a micro eliminação das Hepatites Virais na região.

“Estamos diante de uma epidemia silenciosa, só conhecemos 20% das pessoas infectadas pela Hepatite C. Os pacientes só procuram atendimento quando aparecem os sintomas, que são água na barriga (ascite), icterícia, amarelo nos olhos, entre outros.

Nesta fase, a cirrose já está estalada e o fígado não consegue se regenerar. Precisamos diagnosticar e tratar antes dessa fase”, alerta o secretário de Saúde, Alberto Orro.

O II Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde.

 

Veja o cronograma completo:

 

Data: 26 de julho de 2019

 

8h30 Abertura

 

9h Epidemiologia no Litoral Norte/ Plano de Eliminação da hepatite C

 

9h20 Estratégias de Enfrentamento: A visão do Estado de São Paulo

 

9h40 Estratégias no Município de Ilhabela e litoral norte

9h50 Mesa redonda: Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais na Atenção básica

9h50 Vacinação nas hepatites virais: situação atual e perspectivas

10h10 Diagnóstico por teste rápido no diagnóstico das Hepatites Virais B e C e HIV

10h30 Aconselhamento pós teste

10h50 Discussão

10h55 às 11h10 Coffee Break

11h10 Estadiamento da Fibrose

11h10 Métodos Bioquímicos: o que o clínico precisa saber

11h30 Elastografia Hepáticas nas hepatites virais

11h55 Conferência: Hepatocarcinoma

 

Profissionais convidados:

Antonio Galante, Dimas Carnaúba, Denise Mendes, Helena Sato, Lara Passos, Leandro Bernardo, Márcia Iasi, Márcio Nakasone, Mauricio Iasi, Monica Valverde, Paulo Madureira, Rose Meire Cestari Toia, Sirlene Caminada e Sonia Fioratti.