Geral

Inovação no mercado fitness: entenda como novas ferramentas podem ajudar a mudar a sua qualidade de vida

Tamoios News

O mercado fitness é um dos que mais crescem atualmente. Sendo um dos nichos com maior expansão no Brasil, alcançou cerca de US$ 2,1 bilhões em receitas ainda no ano de 2019. Após o período de pandemia, pesquisas indicam que ele deve impactar ainda mais no mercado financeiro global. Esse crescimento tem bases bem mais fortes que há alguns anos, e o incentivo por uma vida mais saudável é a chama que aquece as academias, os centros esportivos e as ações que estimulam treinos ao ar livre.

Mas ter bons hábitos de vida vai muito além disso, e envolve investimentos em diversos outros nichos do mercado, unindo alguns recursos para proporcionar bons resultados na prevenção de doenças, no bem-estar psicossomático e no melhor condicionamento físico do corpo. Por esse motivo, é comum encontrarmos aparelhos fitness de última geração, suplementos alimentares mais eficientes, gadgets que acompanham a evolução de exercícios físicos, nutricionistas na palma das mãos e outras ferramentas vantajosas para esse público.

Para deixar você por dentro do que acontece nesse assunto, trouxemos as melhores inovações fitness que podem fazer a diferença na hora de investir em práticas de vida seguras e saudáveis, na academia ou em qualquer outro lugar!

1 – Gadgets tecnológicos

A tecnologia está presente em tudo atualmente, e no universo fitness, não poderia ser diferente. Visando aprimorar a prática de esportes, muitas empresas já desenvolveram dispositivos para os desportistas de todo o mundo. Pequenos, leves e altamente práticos: saiba quais são os aparelhos mais interessantes para quem pratica atividade física diariamente!

  • Pulseiras inteligentes

Uma das maiores dificuldades de quem pratica qualquer esporte está na realização de um acompanhamento minucioso das suas atividades. As pulseiras inteligentes vieram para mudar isso por completo. Podendo detectar automaticamente qualquer categoria de exercício, elas podem contar passos, calcular distância, informar perda de calorias e até avisar sobre anormalidades em funções vitais do corpo, como a arritmia cardíaca, a hipoglicemia e a má oxigenação de músculos e órgãos.

Elas são leves e indispensáveis para quem quer perder peso, ganhar massa muscular e ter um bom condicionamento físico.

  • Fones de ouvido inovadores

Os fones de ouvido comuns já são sucesso em qualquer mercado, mas os modelos adaptados para a prática de esportes são ainda mais interessantes para esse público alvo. Veja quais são as principais diferenças e o porquê deles serem os melhores!

  1. Músicas em qualquer lugar: os fones de ouvido dessa categoria estão prontos para qualquer necessidade. Seja na água, durante a corrida ou na academia, eles são os melhores companheiros de treinos.
  2. Potência e qualidade: para trocar os exercícios monótonos por momentos divertidos, os fones para esportistas possuem boa potência e qualidade sonora, sem interferências externas.
  • Óculos inteligentes

Os óculos inteligentes são dispositivos pouco conhecidos por boa parte dos atletas, mas são aparelhos incríveis para quem pratica corrida, ciclismo e outros esportes terrestres de alto impacto. Além de trazerem funções extras, como reprodução de músicas sem necessitar de fones de ouvido externos, alguns deles também entregam visores projetados, como é o caso dos Smart Glasses (esses últimos ainda são edições mais raras).

2 – Apps que revolucionaram o mundo dos esportes

Invadindo o mundo das aplicações úteis para os esportistas, os novos sistemas super conectados são as melhores opções para o acompanhamento de treinos, importação automática de dados e armazenamento de informações relevantes em nuvem, com acesso de qualquer lugar e a qualquer momento. Alguns aplicativos recebem dados de dispositivos como as balanças digitais, monitores de sono, oxímetros e vários outros. Saiba como isso pode ser útil!

  • Mais saúde e mais tempo

Acompanhando um leque de produtos e serviços, algumas marcas já desenvolveram aplicativos compatíveis com smartphones que revolucionaram a forma como você pode cuidar da sua saúde. O Mi Fit, da Xiaomi, é um deles. Capaz de calcular tempo de corrida, quilometragem trilhada, nível de oxigênio no corpo e batimentos cardíacos, ele traz informes sobre o seu bem-estar corporal e gráficos interativos sobre o seu desempenho. 

  • Nunca mais saia da dieta

Uma boa alimentação é a chave para qualquer mudança corporal. Os aplicativos também podem te auxiliar a manter uma dieta equilibrada para alcançar os seus objetivos. A principal vantagem é poder levá-la sempre ao seu lado. 

O aplicativo Runtastic, desenvolvido pela marca Adidas, é uma boa alternativa para manter os seus dados corporais sempre ao alcance, e não esquecer de manter a dieta indicada por profissionais.

  • Treine em qualquer lugar 

Para quem opta pela prática de atividades físicas de forma remota, os aplicativos de treinos também podem ser ótimas ferramentas. Considerando que alguns deles já vêm com suporte de profissionais remotos, ter a assistência necessária e manter o bom condicionamento físico se tornou rotina mesmo em casa. O Nike Training Club é um dos melhores exemplares.

3 – Equipamentos de ponta, na sala da sua casa

Ir às academias já é rotina para muitas pessoas, entretanto, nem sempre essa é uma escolha para outras, que devem se exercitar sem sair de casa. Para esse público os problemas diminuíram, e com os incontáveis equipamentos tecnológicos que podemos encontrar no mercado, as academias passaram a ser necessidades do passado. 

Seja para Yoga, musculação, funcional ou treinos de alto desempenho, os aparelhos compactos e altamente práticos podem solucionar qualquer problema, criando um verdadeiro cenário de exercícios na sua casa. As estações de musculação são bons exemplos disso, mas ainda existem muitos outros. Esses aparelhos devem tomar conta do nicho nos próximos anos, e vale a pena investir neles!

4 – Bicicletas tecnológicas, roupas inteligentes e mais.

Fugindo um pouco de tudo o que já falamos sobre alguns recursos inovadores para praticantes de esportes, selecionamos mais algumas inovações que podem transformar o seu treino.

  • Tecnologia embarcada: o ciclismo em evolução

Contendo a cidade com o maior número de ciclovias da América Latina, o Brasil aponta crescimento exponencial do ciclismo anualmente, e algumas inovações já têm participado dessa evolução!

A tecnologia de última geração aplicada na fabricação de algumas bicicletas mostra o quanto ela pode melhorar o treinamento de quem é amante do esporte. Marcas como a Cervelo e a Cannondale trazem rodas em carbono, sistema de troca de marchas eletrônico wireless, quadros geométricos mais resistentes, câmbio com 12 velocidades e um extra-conforto.

  • Roupas inteligentes: tenha mais controle sobre o seu corpo

Se você pensou que não existem roupas super inteligentes, precisa conhecer algumas peças esportivas que foram lançadas recentemente:

A camisa D-shirt foi criada em parceria com um smartwatch, e por esse motivo traz a capacidade de medição de ritmo cardíaco, modo de respiração e localização por GPS em tempo real. Ela é ótima para corredores mais aventureiros, que não gostam de portar gadgets durante os seus treinos.

Para os ciclistas, a Visijax Commuter Jacket é outra inovação surpreendente. Ela foi fabricada em tecido resistente à água, tem ventilação interna e iluminação de segurança por bateria recarregável. Com esta peça, você não vai precisar se preocupar se os motoristas estão o vendo na via.

Conclusão

Agora que você já conhece todas as maiores criações recentes para o mercado fitness, assim como de que forma elas podem ajudar na hora de melhorar a sua saúde, basta escolher quais delas serão úteis para a sua rotina esportiva! Com toda essa inovação e tecnologia, praticar uma boa atividade física ficou ainda mais prático e interessante.