Geral Meio Ambiente

Litoral cria rede de alerta para prevenir e combater a chegada do óleo que poluí o Nordeste

Tamoios News

Foi criado um Sistema Ambiental Paulista para prevenir e combater a chegada do óleo que vazou no Nordeste ao no Litoral de São Paulo.

Uma das entidades integrantes, a Fundação Florestal, solicita à todos, pescadores, moradores, visitantes, marinas e iates clubes, que comuniquem através dos telefones e whatsapp 12 38962660, 997479507, 981549291 e 991509313 qualquer ocorrência ou avistagem de óleo no mar ou na praia, em peixes e aves, nas embarcações e redes, com localização aproximada.

INPE

O Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com sede em São José dos Campos, informou na sexta(1°) que o óleo  poderá chegar aos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O INPE foi acionado pelo comitê de crise do governo federal e atua para detectar movimentação e indicar locais com óleo no mar.

De acordo com o INPE  pode existir mais óleo em oceano aberto e há possibilidade desse material avançar pela costa brasileira e chegar ao Espírito Santo e ao norte do Rio de Janeiro. O relatório do órgão foi entregue pelo grupo de estudo à Marinha na tarde de sexta-feira (1°).