Geral Litoral Norte

Litoral Norte realiza segunda etapa da vacinação contra o Sarampo

Tamoios News

As prefeituras do Litoral Norte realizam a partir desta segunda(18) mais uma etapa da vacinação contra o sarampo. A região registra 26 casos da doença: 11 em Ubatuba, nove, em Ilhabela, quatro, em Caraguá; e, dois, em São Sebastião.

Caraguatatuba

A partir de segunda-feira (18/11), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da Tabatinga.

Esta etapa tem como público alvo adultos entre 20 a 29 anos de idade e segue até 30 de novembro.

Nesta fase, o Dia D será realizado no sábado (30/11) na Praça Dr. Cândido Mota, UBS Massaguaçu, UBS Sumaré, UBS Tinga, UBS Porto Novo e UBS Perequê- Mirim.

A Secretaria de Saúde ressalta que se os pacientes apresentarem sintomas como febre alta acima de 38,5°C, dor de cabeça, manchas vermelhas, tosse, coriza ou conjuntivite, devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Até a última semana, Caraguatatuba registrou 42 notificações da doença, com 26 negativados, quatro positivos e 12 em investigação.

São Sebastião

Para imunizar adultos de 20 a 29 anos contra o sarampo, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inicia na próxima segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Seletiva de vacinação contra o sarampo, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) do município, das 8h às 17h.

A ação, que terá o chamado “Dia D”, no sábado (30), para divulgação e mobilização nacional, oferecerá a população alvo a vacina tríplice viral que também protege contra caxumba e rubéola.

A Vigilância Epidemiológica de São Sebastião pede para que este público mantenha a carteira de vacinação em dia, considerando que em São Sebastião foram confirmados dois casos da doença em pacientes de 19 e 21 anos.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, dará início na próxima semana, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

Nesta fase, o público-alvo da Campanha são os adultos de 20 a 29 anos. Para receber a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação, onde será feita a conferência. A vacina será aplicada se o documento estiver incompleto ou se a pessoa não tiver nenhuma dose registrada.

Todas as Unidades Básicas de Saúde irão realizar a vacinação, das 8h às 16h30, durante a semana. No sábado, 30 de novembro, será o dia “D” Campanha, e as Unidades Costa Sul, Barra Velha e Centro de Saúde III – Vila, vão atender das 8h às 17h.

Ubatuba

em Ubatuba, não foi confirmada se a segunda etapa da vacinação contra o sarampo será realizada nesta segunda(18). Devido ao feriado da República e da Consciência Negra, dia 20, a prefeitura decidiu antecipar o feriado do dia 20 para esta segunda(18).

O expediente na Prefeitura de Ubatuba será retomado normalmente na terça-feira, dia 19 de novembro. Com essa medida, todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) reabrem normalmente amanhã,  dia 19,  a partir das 7 horas.

Permanecem abertos o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, com funcionamento diário, das 7h às 19h. A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas.