Cidades Geral

Aglomeração social e lixo invade praias do Litoral Norte

Tamoios News
Praia Grande, em Ubatuba, neste sábado, 05 de setembro de 2020. (Foto: Renata Takahashi)

Como se previa o feriado de 7 de setembro foi mais uma vez de praias cheias em todo o Litoral Norte. A maioria dos frequentadores não respeitaram o distanciamento social, e o uso de máscaras foi definitivamente abolido nas praias.  Mas, o que chamou a atenção neste feriado foi a quantidade de lixo descartado nas praias e ruas das cidades. Foram inúmeras as postagens nas redes sociais sobre o descarte incorreto do lixo, e muitos comentários de internautas indignados com a falta de responsabilidade da população e de fiscalização do poder público.

Em São Sebastião, o responsável pela Regional de Maresias, Teo Ferreira, montou uma força tarefa de trabalhos de varrição e de limpeza em toda orla da praia e nos principais pontos turísticos. “Foram 80 toneladas de lixo que saíram apenas ontem (6) de Maresias. Foram cinco caminhões, em um final de semana normal recolhemos apenas 2 caminhões”, relata.

Praia de Maresias – Feriado 7 de Setembro

Em Ilhabela, o morador Ricardo José Benedito, responsável pelo projeto Molécoola Fidelidade Ambiental, expressou nas redes sociais sua indignação com o excesso de lixo nas ruas e praias da cidade. Segundo Ricardo, “o responsável pela limpeza pública é o gestor público, portanto temos que expor, pressionar, cobrar atitudes e mudanças para futuro”. Ricardo entende que o problema não se limita apenas à cidade da Ilhabela, “mas o responsável pelo município é o gestor público e ele é quem tem que  impor regras, fiscalizar e tomar as rédeas da casa ou município”.

Ilhabela – Feriado 7 de Setembro

A  empresária Márcia Melhado,  moradora de Barequeçaba, se diz assustada com tantos turistas e aglomerações na praia.  “A  prefeitura tem que fiscalizar o uso de máscaras, o distanciamento social e o descarte de lixo na praia.” Para Márcia é necessário a varrição na praia duas vezes ao dia principalmente em dias de grande movimento, bem como a instalação de lixeiras e conteineners com tampa.

Barequeçaba – Feriado 7 Setembro