Geral

Marinha alerta que poderão ocorrer ventos fortes

Tamoios News

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a intensificação dos ventos na borda de um sistema de alta pressão, associada à atuação de áreas de instabilidade em níveis médios e altos da atmosfera no interior do continente, poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), nas proximidades do litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Ubatuba (SP), e Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), até o dia 26 à tarde.

Posteriormente, a passagem de uma nova frente fria poderá resultar em ventos de direção Noroeste a Sudoeste rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), e Paraná, ao sul de Guaratuba (PR), no dia 27 entre a manhã e a noite. A aproximação dessa frente fria poderá ocasionar ventos de direção Leste a Nordeste rondando para Noroeste a Oeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), nas proximidades do litoral do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo (RJ) e ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), entre o dia 26 à noite e o dia 27 à noite. O mesmo sistema poderá suscitar ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, entre 3,0 e 4,0 metros, nas proximidades do litoral dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 27 pela manhã e o dia 28 pela manhã.

Por fim, devido ao transporte de ar quente sobre temperaturas da superfície do mar relativamente mais frias, há condições favoráveis à ocorrência de nevoeiros esparsos nas proximidades do litoral do estado do Rio Grande do Sul, ao sul de Tramandaí (RS), no dia 26 entre a madrugada e a noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https:// www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).