Caraguatatuba Geral

Museu de Caraguá recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

Tamoios News

A mostra ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’, do artista plástico Márcio Pannunzio chega ao MACC – Museu de Arte e Cultura, neste sábado (15), às 19h. A exposição realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, até o dia 20 de julho.

 

‘Artes Menores em Tempos indigentes’ é a terceira exposição de Pannunzio no MACC, reúne cerca de 70 quadros entre gravuras e desenhos e é, segundo o artista, uma critica ao desdém com que é tratada a arte em gravuras, que com a virada do século foi sendo deixada de lado, esquecida, esnobada e considerada por alguns como uma “arte menor”, desprezada por ser “velha demais em um oceano de jovens artistas”.

 

Pannunzio considera que, “falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não tem tamanho. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Não obstante, ela está presente à nossa volta permeada em coisas que vemos, lemos, tocamos, ouvimos”.

 

Ele ainda destaca o mal estar da nossa época reconhecendo que são mesmo indigentes os nossos tempos. A despeito de tanto progresso material, abissal é a desigualdade social. A despeito de tanto conhecimento, enorme é a ignorância. A despeito da maior expectativa de vida, gigantesco é o tempo que desperdiçamos com bobagens, nos odiando e nos armando uns contra os outros.

 

Sobre a exposição, ele diz que “lado a lado, desenhos e gravuras contam histórias, algumas delas tão intensas que pedem a si exibição à parte, com classificação etária. Não por mostrarem gente pelada ou violência, mas por estimularem reflexões que só podem ser adequadamente digeridas por pessoas maduras”.

 

A obra do artista, nas palavras de Maria Hirszman na Enciclopédia Itaú Cultural, exibe um preciosismo técnico e um detalhamento apurado, suas gravuras são marcadas por uma postura crítica em relação ao mundo. Muitas vezes, contêm impactantes referências à violência física e sexual e à decadência e impotência do homem moderno diante do domínio da máquina e do consumismo.

 

Sobre o artista

 

Márcio Pannunzio reside em Ilhabela desde 1989, é artista plástico, trabalha com desenho, gravura, pintura e fotografia. Fez 39 exposições individuais, cinco delas no exterior. Participou de 89 eventos internacionais de gravura e foi premiado em diversos países como Suíça, Canadá, Porto Rico, Polônia, Romênia, Espanha, Argentina e Uruguai.

 

No Brasil, foi premiado em 47 ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 3º Salão Victor Meirelles; 50º Salão Paranaense; 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba; II Bienal da Gravura; 2º Salão SESC de Gravura; VIII e na VII Bienal do Recôncavo; 4ª Bienal de Gravura de Santo André e 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino.

 

Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e premiado nos Programas de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC) Edital de 2008, 2010 e 2011 e ProAc ICMS 2013.

 

Suas últimas exposições individuais de grande porte aconteceram na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e na Caixa Cultural da Sé em São Paulo

 

Serviço

Exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’

Abertura: 15/6, sábado

Hora: 19h

Visitação: de terça a sábado – 10h às 18h – até 20/7

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba