Caraguatatuba Geral

Padre Mauro José Ramos, de Caraguá, lançará livro de poesias

Tamoios News
O MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe no próximo dia 1º de agosto, às 20h, o lançamento do Livro Ancoradouro – Olhares Poéticos, do Padre Mauro José Ramos. A obra, composta por 170 páginas, reúne poemas, poesias, textos poéticos e contos assinados pelo sacerdote da Diocese de Caraguatatuba, conhecido carinhosamente como o “padre poeta”.

O livro está dividido em sete capítulos que passeiam pelas “Coisas de Poeta”, sentimentos profundos e abstratos como a “Saudade”, pela relação entre o “Humano” e o “Divino”,  por uma homenagem para as mulheres (Sobre Elas) e terminam com “Contos”, inspirados em situações reais, vivenciadas no dia a dia do autor, em personagens fictícios ou nas experiências de algum amigo, familiar ou conhecido.

Mauro José Ramos nasceu em Votuporanga (SP), iniciou a caminhada religiosa após conhecer e identificar-se com o apostolado do Padre Nino Carta, responsável também por lhe apresentar Caraguatatuba, onde passou a residir em 1996.

O trabalho ministerial fez ressaltar a veia poética. Sempre se destacou por suas homilias e pelos textos diocesanos preparados para momentos especiais. Com o advento das redes sociais, Padre Mauro iniciou a publicação diária de frases de cunho poético há sete anos consecutivos, ajudando a suscitar nas pessoas inspiração para uma vida nova.

Premiado em Concursos de Poesia, além de possuir textos e poemas publicados em diversas obras literárias, terá em ‘Ancoradouro’ a primeira coletânea de parte das obras escritas por uma mente privilegiada e um coração sensível, comum aos artistas abençoados com o dom da escrita poética.

Formado em Filosofia e Teologia, após a criação da Diocese de Caraguatatuba, em maio de 1999, decidiu permanecer e crescer na vida religiosa junto à Diocese que nascia. Teve experiências como Vigário Paroquial e Pároco nas cidades de São Sebastião e Ubatuba, foi Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora, Assessor da Animação Bíblico Catequética Diocesana, Assessor da Pastoral Familiar e Reitor do Seminário Maior São José de Anchieta.

Após uma Especialização em Formação em Bogotá, na Colômbia, de volta a Caraguatatuba, foi escolhido pelo Clero como representante da Pastoral Presbiteral. Foi membro da Comissão de Presbíteros do Estado de São Paulo e até dezembro de 2018 foi Coordenador Diocesano de Pastoral. Desde 2011 responde como pároco da Paróquia São João Batista, no Poiares, em Caraguatatuba.

O livro é uma produção independente, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). O MACC fica na Rua Altino Arantes, 72, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações (12) 3897.5650.