Geral Ilhabela

Para moradores, quedas e falta de energia “confirmam” a fama de Ilhabela como Capital da Vela

Tamoios News

Os moradores de Ilhabela reclamam constantemente da queda e da falta de energia, principalmente, quando chove e venta na ilha. Criaram até uma nova versão para o tradicional slogan “Capital da Vela” essa fama conquistada pelo arquipélago deve-se ao grande consumo de vela pelos moradores, devido a constante falta de energia nos bairros. Afinal, porque falta tanta energia na ilha?

Por Salim Burihan

Muitos moradores de Ilhabela procuram o Tamoios News para reclamar da queda ou da falta de energia na ilha, principalmente, quando chove e venta no arquipélago.

Criaram até um slogan “plagiando” o “Ilhabela, Capital da Vela”, onde brincam que esse slogan, não foi criado pelas belas condições oferecidas para a prática da vela na ilha e, sim, devido a  quantidade de velas consumidas pelos moradores por causa das constantes quedas e falta de energia na ilha.

As reclamações chegam de todos os bairros, Barra Velha, Água Branca, Veloso, enfim, do norte ao sul da ilha.

Marcos M., morador da Barra Velha, entende que o problema são as fiações antigas e protetores de rede ultrapassados que não suportam a sobrecarga na rede.

Gilberto F. reclama na demora e burocracia no atendimento por parte da concessionária. Junior C. fala que o serviço é de péssima qualidade e caro.

Lili N. brinca que Ilhabela tem uma nova concessionária de energia, a “Eletrovela”.  Juliano S. contou que quando cai a energia possivelmente por queda de árvore ou galho na rede, lia para a Elektro, que por sua vez, manda ligar para a prefeitura.

Diante de tanta reclamações, entramos em contato com a Elektro e a Prefeitura, para tentar saber o que estaria ocorrendo no fornecimento de energia na ilha.

Elektro

A empresa, que atende cerca de 17 mil usuários na ilha, garante que investe constantemente na melhoria da qualidade do serviço, mas não informou o investimento feito nos últimos dois anos.

Segundo informou a empresa, a principal causa das interrupções está sendo os temporais quem vem atingindo a Ilha, principalmente em relação aos ventos que arremessam galhos e arvores de grande porte sobre a elétrica .

A Elektro informou ainda, que também houve desligamento da fonte supridora (EDP Bandeirantes), queda de barreiras e alagamentos dificultando  o deslocamento e em alguns casos impedindo o atendimento no dia.

Os Bairros mais afetados pelos desligamentos recentemente, devido as chuvas, foram: Morro da Cruz, Itaguassu, Barra Velha, Feiticeira, Portinho, Cocaia, Reino, Agua Branca, Bexiga, Perequê, Curral, São Pedro, Veloso e Ponta da Sela.

Com relação à poda de vegetação, segundo a empresa concessionária, a responsabilidade de manter a vegetação afastada da rede elétrica em vias públicas é da Prefeitura.

E que, em áreas particulares a responsabilidade é do proprietário do imóvel. A empresa explicou ainda que, quando a vegetação está tocando na rede e oferecendo risco de segurança, a Elektro realiza a poda. A empresa orienta que a solicitação de podas sempre tem que ser direcionada à prefeitura.

Prefeitura

A Defesa Civil de Ilhabela informou que o responsável pela poda de árvores na rede de energia é a concessionária, no caso da cidade, a Elektro.

A Prefeitura, por meio do Procon, informou ainda que, desde o começo do ano, foram registradas apenas 24 reclamações oficiais contra a empresa por parte dos moradores.

A Prefeitura informou ainda que tem cobrado, frequentemente, a Elektro para que a cidade receba novos investimentos voltados à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.