Caraguatatuba Geral

Paróquia de Santo Antônio é elevada a Santuário Diocesano

Tamoios News

A 166ª Festa de Santo Antônio foi marcada nessa manhã de quinta (13) pela cerimônia de elevação da paróquia ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba.

Compareceram à cerimônia, centenas de fiéis, o prefeito Aguilar Júnior e sua mulher, a primeira dama e presidente do Fundo Social, Samara Bastos Aguilar e a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, entre outras autoridades.

O Ato Cívico, iniciado às 8 horas, foi seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski e concelebrada pelo Padre Beto. 

A oficialização do ato de elevação da paróquia foi feita por meio de decreto, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba. Como forma de presente ao Santuário Diocesano Santo Antônio de Caraguatatuba, o artista Carlo Cury fez a entrega de uma imagem feita pelo artista.

Padre Beto abriu a cerimônia agradecendo a cada um que contribuiu para a realização do Santuário, destacando que ele é a conquista de um povo que vem passando por Caraguatatuba desde 1964. “As obras humanas passam, mas as obras de Deus ficam, por isso, agradecemos a Ele por essa realização Divina, por meio de cada um de nós”.

O prefeito Aguilar Junior agradeceu a presença de todos na cerimônia e declarou: “É uma alegria estar aqui presenciando esse momento tão esperado por todos. Toda minha gratidão pelo trabalho realizado pelo clero. Esse é um momento histórico para a cidade, que nasceu nesta paróquia. Se Deus quiser, conseguiremos trazer para cá o turismo religioso. Que a Virgem Maria e Santo Antônio roguem por nós”.

Também saudando os presentes e, em especial a cidade de Caraguatatuba, o bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski destacou que “a cidade somos todos nós que dão vida e alma ao local. Não estou aqui hoje para criar o Santuário pois quem cria um Santuário é a fé do povo. Cabe a mim somente confirmar essa fé vivenciada pelos filhos de Deus. Parabéns ao povo caiçara e àqueles que adotaram essa terra como sua casa. Unindo forças, faremos dessa estância uma terra de santidade, o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba”.

A cerimônia foi abrilhantada com as participações especiais da Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Evandro Silva; pelo Água Viva Coral, regido pelo maestro Jeferson Amorim; e pelo Coral dos Arautos do Evangelho, regido pelo maestro Hugo Vicente.

Durante o evento, realizado pela Diocese de Caraguatatuba, o público pode conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula no Presbitério da Igreja e o novo Relicário, que abrigará de forma permanente a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

O local recebeu também adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros.

Além disso, retornou à cidade a imagem secular de Santo Antônio, após ter sido totalmente restaurada, com resgate de suas características originais.

Ás 18 horas, será realizada a tradicional procissão e a missa do padroeiro, com a benção de pães e bolo.

Programação

No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, com o disputado Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.

 Durante todos os dias da Festa de Santo Antonio há som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, terá o Prata da Casa especial com a apresentação de artistas locais, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som é da Banda Municipal Carlos Gomes.

A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.