Geral Litoral Norte

Policia Federal faz Operação Prelúdio em Ilhabela e São Sebastião. Tenório é afastado do cargo

Tamoios News
Polícia Federal instaura inquérito para apurar gastos da Prefeitura de São sebastião durante a pandemia

Nesta manhã, dia 14/05, foi deflagrada pela Polícia Federal, na Delegacia de Polícia Federal em São Sebastião, a Operação Prelúdio II em continuidade à investigação iniciada nos autos do inquérito policial instaurado para apurar os crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa. Os materiais apreendidos na Operação Prelúdio I serviram de base para a instauração de novo inquérito envolvendo outros alvos, agentes políticos.

Dinheiro apreendido pela PF

A Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca, 03 mandados de prisão preventiva, 06 mandados de afastamento da função pública (inclusive do atual prefeito de Ilhabela) e 01 de medida cautelar diferente da prisão. Atendendo parcialmente à representação da Polícia Federal, e com parecer favorável do Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acatou pedido de afastamento de função pública e de busca e apreensão na residência e gabinete do atual prefeito de Ilhabela. Da mesma forma, o Juiz Criminal de Ilhabela acatou parcialmente o pedido de prisão, busca e apreensão e afastamento de função de outros envolvidos,sem foro privilegiado.

PF fez busca em casas de empresários

A primeira investigação, iniciada outubro de 2017, comprovou que no início da nova Administração municipal, em 2017, a empresa contratada para os processamentos de resíduos de podas e folhas e da construção civil deixou de processar os resíduos por quatro meses, ocorrendo a rescisão amigável do contrato, possivelmente uma ação combinada para justificar a contratação emergencial de nova empresa, ocorrendo a montagem de um processo administrativo para dar aparência de legalidade ànova contratação. A nova empresa contratada, até então, não possuía equipamentos, pessoal, maquinário, veículos ou qualquer experiência na execução do objeto do contrato, cujo edital exigia empresa especializada.

A empresa contratada omitiu em seu contrato social empresário já investigado na Operação Torniquete, por irregularidades em diversos contratos de obras públicas em São Sebastião. A empresa transferia parte dos pagamentos recebidos pela execução do contrato à conta corrente de um laranja do empresário. Constatou-se ainda transferência de valores desse laranja ao agente público responsável pela fiscalização do contrato. Foram encontrados indícios (anotações)de que ocorreu pagamento de propina a outros agentes públicos.

1 Comentário

  • Cadê o nome dos envolvidos?
    Nem o nome do prefeito a reportagem cita?
    Porque vocês estão protegendo estas pessoas?

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.