Polícia

Doze motoristas são autuados em Ilhabela durante blitz “Direção Segura”

Tamoios News

Fiscalização ocorreu entre a noite de sábado e a madrugada de domingo; 198 condutores fizeram o teste do bafômetro

Por Ricardo Hiar, de Ilhabela

Pela segunda semana consecutiva, a Polícia Militar da região atuou numa ação para coibir que motoristas dirigissem alcoolizados e, assim, evitar acidentes. Trata-se do Programa Direção Segura, que é coordenado pelo Detran-SP, e conta com a atuação do efetivo policial durante blitz em locais diversificados.

Desta vez, a ação ocorreu na avenida Princesa Isabel, em Ilhabela, entre a noite de sábado (10) e a madrugada de domingo (11). A ação resultou na autuação de 12 pessoas. No total, 198 condutores com suspeita de ingestão de álcool realizaram o teste do etilômetro, o conhecido bafômetro.

Segundo informado pelo Detran, a proposta é a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito, causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Conforme divulgado pela Polícia Militar, 20 policiais integraram a atividade.

Dentre o total de abordagens, oito condutores foram autuados por embriaguez ao volante. Eles terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo junto ao Detran, com a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. É válido destacar que todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.

Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Os outros quatro condutores autuados na blitz da Lei Seca em Ilhabela, receberam as mesmas penalidades, como o pagamento da multa e suspensão da carteira, mas por terem se recusado a realizarem o teste do bafômetro. A legislação em vigor impõe punições para quem se recusa a realizar o teste, ao ser flagrado por autoridade policial sob suspeita de estar dirigindo depois da ingestão de bebidas alcoólicas.

Como apresentaram índice no teste do bafômetro a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, dois dos condutores autuados ainda responderão por crime de trânsito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca.

blitz-ilhabela-2

1 Comentário

  • A sociedade de bem, agradece e muito o trabalho da policia militar.

    Nossa indicação é para realizarem operações desse nível no Sul da Ilhabela, garantido um saldo muito maior de apreensões.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.