Cidades Polícia

Litoral registra queda nos índices de criminalidade no primeiro quadrimestre do ano

Tamoios News

Na contramão dos números, o estupro teve aumento de 28% no comparativo dos quatro primeiros meses entre 2016 e 2017

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Um balanço divulgado pela Polícia Militar apontou uma boa notícia nas quatro cidades do Litoral Norte. Os crimes de homicídio doloso, furto, roubo e furto e roubo de veículos registraram queda na comparação do primeiro quadrimestre de 2016 com o de 2017. O latrocínio (roubo seguido de morte), roubo de carga e roubo a banco permaneceram zerados. Apenas o crime de estupro aumentou de 28 para 36, o que corresponde a 28,57%.

Segundo levantamento da polícia, que o Portal Tamoios News teve acesso, nos quatro primeiros meses de 2016, os homicídios dolosos passaram de 31 para 18 este ano. Já os furtos tiveram uma leve queda, passando de 1.958 em 2016 para 1.891 em 2017.

Os roubos registraram decréscimo de 600 para 553 este ano. Os furtos de veículos registraram queda de 30,87% passando de 149 em 2016 para 103 este ano. O índice de roubo de veículos teve queda de 45,83%, já que em 2016 foram 24 no primeiro quadrimestre e, este ano, apenas 13.

Em entrevista por telefone ao Tamoios News, o comandante da Polícia Militar de São Sebastião, Capitão Daniel Lemes, atribuiu a queda nos índices ao trabalho integrado realizado entre as polícias e as fiscalizações municipais.

De acordo com o comandante, a diminuição nos crimes ocorreu graças à fiscalização intensiva em bares, operações para combater o furto e o roubo, além de uma equipe especial designada para acompanhar casos ligados aos homicídios.

O homicídio, que caiu 41,9% nos quatro municípios do litoral no comparativo, ainda é o crime que representa o maior problema nas 39 cidades da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Este ano, em evento dirigido à imprensa em São José dos Campos, a comandante PM, Coronel Nikoluki, informou que uma das possíveis causas dos índices serem acentuados na RM Vale é a relação com o tráfico de drogas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.