Notícias Polícia

Polícia Federal realiza ‘Operação Prato Feito’ na Prefeitura de São Sebastião

Tamoios News
Divulgação

PF apura desvio de dinheiro público da merenda escolar na antiga gestão 

 

Por Leonardo Rodrigues

A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na Prefeitura de São Sebastião nesta manhã (9), para apurar desvio de recursos públicos em contratos firmados na área da educação desde 2015, durante a gestão anterior, do ex-prefeito Ernane Primazzi, e também da atual, com o prefeito Felipe Augusto.

A PF também foi nesta manhã, na casa de um dos assessores do atual prefeito.

A investigação apura desvio de recursos públicos principalmente na merende escolar, e no fornecimento de uniforme e material didático, além de outros serviços. Os principais crimes investigados são fraude a licitações e à execução de contratos, além de associação criminosa, corrupção ativa e passiva.

A instauração do inquérito ocorreu em 2015 a partir de notícia de crime apresentada pelo Tribunal de Contas União (TCU), relatando possível continuidade em fraudes em processos licitatórios de fornecimento de merenda escolar em diversos municípios paulistas.

Com o apoio da Controladoria Geral da União, foram identificados ao longo da investigação 65 contratos com indícios de fraude, cujos valores ultrapassam R$ 1,6 bilhão de reais. Há envolvimento de 29 empresas, 30 Prefeituras e 85 pessoas físicas, dentre elas 37 agentes públicos, sendo 13 Prefeitos em exercício e três ex-prefeitos.

Após afastamento dos sigilos bancário, telefônico e telemático, a 1ª Vara Federal de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região expediram 154 Mandados de Busca e Apreensão, os quais estão sendo cumpridos em São Paulo e interior, além dos Estados do Paraná, Bahia e Distrito Federal.

Além dos Mandados de Busca e Apreensão, a 1ª Vara Federal determinou o afastamento dos agentes públicos do cargo e a suspensão das empresas e seus sócios de contratar  com o Poder Público.

De acordo com a PF, as medidas visam à desarticulação de cinco associações criminosas constituída de empresários e agentes públicos corruptos de prefeituras paulistas, os quais se uniram para fraudar procedimentos licitatórios e desviar recursos públicos em benefício próprio.  Além do objetivo de interromper o ciclo de formalização de contratos superfaturados, bem como o fornecimento de uma merenda escolar de qualidade e quantidade inferior aos alunos da rede pública municipal.

A Prefeitura de São Sebastião informa que está colaborando de maneira integral com a Operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã de hoje (9). A Administração esclarece a Polícia Federal chegou no Paço Municipal antes do início do expediente e realiza busca e apreensão de documentos na Secretaria da Fazenda e na Secretaria de Administração.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.