Geral Litoral Norte

Policiais do Litoral Norte realizam curso inédito da Rocam

Tamoios News
Curso de atualização ao policiamento Rocam
Simone Rocha
O comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar em São Sebastião, capitão Eduardo Gonsales, recebeu nesta segunda-feira, 30/9, o sargento Figueiredo, do Batalhão de Choque de São Paulo, que junto com sua equipe iniciou o curso de atualização ao policiamento Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) fornecido pela equipe do 2° Batalhão de Polícia de Choque, de São Paulo. “Pela primeira vez esse curso acontece aqui no Litoral Norte. Normalmente quando abrem vagas pra esse treinamento, os policiais precisam se inscrever e ir até São Paulo. Agora temos a facilidade de realizar essa atualização tão importante para nosso trabalho em nosso próprio local de trabalho”, explica o comandante.
O capitão Gonsales, que também comanda o policiamento na Ilhabela, explicou que o curso equivale a uma pós graduação para os policiais, pois atualiza os profissionais sobre novas técnicas, além da reciclagem e troca de conhecimentos entre os pilotos.
Sobre o curso, o comandante afirma que o conteúdo é sigiloso e estratégico para aumentar ainda mais a eficácia do patrulhamento por motos. “A rapidez das motocicletas é fundamental no deslocamento dos policiais, principalmente na alta temporada, aqui no Litoral Norte, pois temos bastante movimento e lentidão nas rodovias. Os policiais da Rocam trabalham em duplas. “Inúmeras ocorrências são registradas provenientes do patrulhamento por motos, não somente no atendimento dos casos, mas muitas vezes no preventivo, pois é comum eles conseguirem evitar que um assalto ou algo pior aconteça”.
Todos os policiais militares da Rocam, do 20° Batalhão de Polícia Militar do Interior, que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, em todo Litoral Norte, vão participar do curso, que terá três dias de duração.