Litoral Norte Política

Indicadores criminais caem no Litoral Norte

Tamoios News
Fotos: Divulgação/PM

Com atividade delegada, câmeras e operações, a criminalidade reduz na região, comparada aos últimos anos

 


Por Adriana Coutinho

Os resultados positivos da Operação Verão 2018 realizada pela Polícia Militar vêm repercutindo até hoje. São várias ações em diferentes modalidades, obtendo redução de indicadores criminais no Litoral Norte – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.  As cidades contaram com 916 policiais militares, sendo que 570 vieram de outras regiões e se integraram ao efetivo já existente na região; permanecendo até 16 de fevereiro de 2018.

Segundo o Chefe da Comunicação da 20º BPMI, Capitão Marcelo Eliano Leite, a temporada foi uma das mais seguras nos últimos anos e todos os indicadores foram reduzidos. Ele conta que o período de festas, de 21 de dezembro a 2 de janeiro de 2018, comparado ao mesmo período nos anos de 2016 e 2017, houve a redução de diversos indicativos; Homicídio 25%; tentativa de Homicídio de 33%, Estupro redução de 100%, Roubos, 32%; Furto, 38% e Furto de Veículos, 10%.

“Os indicadores foram todos reduzidos, e a sensação de segurança foi sentida pelos moradores e turistas. Foi uma das férias mais tranquilas no Litoral Norte. Fizemos operações em várias modalidades: Força Tática, Rádio Patrulha, Policiamento, Base Comunitária, Rocam e o policiamento com bicicletas e a pé, somados às câmeras distribuídas pela cidade, que nos trazem mais informações das ocorrências e a ação de distribuição de panfletos com dicas de segurança e orientação aos turistas, também em inglês e espanhol, fez a diferença este ano. Caraguá, com a Atividade Delegada baixou ainda mais a redução de indicativos”, apontou.

Outra ação implantada foi o Centro de Operações Integradas (COI) de São Sebastião, considerado como a primeira central de inteligência do Litoral Norte, que tem se mostrado um importante aliado no combate à criminalidade. Foram instaladas 96 câmeras de monitoramento com giro de 360 graus e a parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Polícia Militar foi fundamental para a maior sensação de segurança da população.

Como parte da segurança da região, foi implantada em 19 de fevereiro a Operação Rochedo, uma operação da Polícia Militar em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal na divisa de Ubatuba com Paraty, no estado do Rio de janeiro. visando garantir, manter e ampliar a segurança do Litoral Norte. Nós já mantínhamos operações desse tipo, com segurança nas fronteiras e nessa operação, sem dias específicos, estamos tendo êxito, encontrando irregularidades, drogas ilícitas e mantendo a segurança no Litoral Norte”, finaliza o capitão.


Outras ações – Ações para envolver a comunidade da região também têm sido realizadas pela corporação. No último domingo (24), a Polícia Militar da 3°Cia do 20°BPM/I com sede em Ubatuba, comandada pelo Capitão Scott, recebeu a Guarda Mirim de Ubatuba na sede do quartel. Houve palestra para mais de 300 crianças e adolescentes, exposição das viaturas, equipamentos não letais e uma demonstração de ações de controle de distúrbios civis, ocasião em que os jovens puderam saciar a curiosidade e aprender.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.