Política

Novos conselheiros tutelares tomam posse em toda a região

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Os novos conselheiros atuarão no período de 2016 a 2020

Os novos representantes dos conselhos, eleitos no ano passado, já estão atuando

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Todo o Litoral Norte de São Paulo já conta com novos conselheiros tutelares, desde o início desta semana. É que os representantes, eleitos no pleito realizado em outubro do ano passado, tomarem posse dos cargos. 

Cada uma das cidades realizou uma cerimônia para empossar os profissionais, que participaram de capacitação, treinamentos e terão a importante missão de garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes em suas áreas de atuação durante o mandato.

Em Caraguatatuba, o evento que marcou a posse dos cinco conselheiros, que exercerão as atividades até 2020, ocorreu na Casa do Bolsa Família/Conselhos Municipais. O novo grupo de conselheiros é formado por Ana Lucia Rocha, Ednea Dutra Mariano, Jameson Duarte, Rosangela Mattos e Simone Pereira Souza Santos

Em Ubatuba, assim como Caraguatatuba, as ações do conselho também contam com o apoio da prefeitura. O novo colegiado tomou posse na segunda-feira (11), no prédio da Secretaria da Educação. Na cidade, o conselho conseguiu mudar de espaço físico, recentemente, além de ter conquistado, por meio do Governo Federal, carro e equipamentos que facilitarão a atuação em toda a cidade.

No município de Ilhabela, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) empossou os novos representantes do conselho no dia 10, num evento realizado na Câmara Municipal. Na ocasião, assumiram aos cargos, que também terá duração de quatro anos, os seguintes profissionais: Antonio Carlos de Oliveira Neto, Leo Nafalski, Nanci Araújo Magalhães, Solange Reis Santos e Thaís Maia de Oliveira.

Já em São Sebastião, a situação foi diferente e pela primeira vez tomaram posse ao cargo, dez conselheiros tutelares. Esse é o maior número de conselheiros de todo o litoral, até mesmo do que Caraguatatuba, que conta com a maior população.

Essa elevação no número de profissionais ocorreu porque o município iniciará as atividades também do conselho na Costa Sul. Desse modo, a nova unidade realizará atendimentos específicos para essa região do município.

Os novos representantes do conselho sebastianense são: Andreia Marina Hiraoka, Vinícius Matos dos Santos, Vânia Cavalcanti da Silva, Elisangela Cristino B. Silva, Maria Helena Miranda Torricelli, Valquíria Ferreira, Jabes Borges de Souza, Ana Paula Leandro, Rafael Ribeiro de Almeida e Rose Mary Ornellas Gomes.

Durante a cerimônia de posse, realizado no Observatório Ambiental em São Sebastião, a promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ana Carolina Gregory Villaboim, destacou a responsabilidade de cada um e a importância da dedicação e troca de experiência entre os conselheiros.“Na infância e juventude, o que mais aprendo, diariamente, são os sentimentos, vivemos situações, por vezes, nada agradáveis. Por isso cuidem do psicológico, porque as pessoas que vocês vão auxiliar precisam de uma mente sã”, completou.

Responsabilidades

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, além de aconselhar pais ou responsáveis. Ele deve ser acionado toda vez que ocorra ou seja notado algum tipo de abuso ou riscos contra a criança e/ou adolescente. Isso inclui os casos de violência emocional ou física. 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.