Caraguatatuba Geral

Prefeitura de Caraguá faz replantio de coqueiros e árvores derrubados por ressaca na Mococa

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba está fazendo o plantio de coqueiros e árvores na praia da Mococa, região norte. Os coqueiros e árvores foram arrancados pela força da maré nas última ressacas que atingiram a praia, a última delas, ocorrida na sexta(5).

A praia da Mococa vem sendo atingida por fortes ressacas, até mesmo, fora de épocas. Segundo os comerciantes, o avanço da maré vem alterando a característica da praia e reduzindo o espaço na areia.

Avanço da maré reduz cada vez mais a faixa de areia na praia

Nos últimos dois anos, a praia teria perdido cerca de 50 metros de sua faixa de areia. Alguns quiosques chegaram recuar suas instalações devido ao avanço constante da maré.

A retirada dos coqueiros e árvores derrubados pela maré está sendo feita pela Secretaria de Serviços Público e, o replantio, também, com acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

No total, nove árvores foram arrastadas pela ressaca, e ainda hoje todas seriam replantadas pela Sesep que está trabalhando com duas retroescavadeiras, um caminhão trucado e mais cinco funcionários para fazer o serviço.

Prefeitura faz replantio de coqueiros e árvores derrubados pelo avanço da maré

Segundo o encarregado da equipe da Sesep no local, o replantio só pode ser realizado hoje, quando se deu o recuo da maré, sendo impossível realizar nos dias anteriores, quando a maré ainda estava alta.

Ainda na Mococa, está programado para que no decorrer dessa semana sejam realizados serviços de nivelamento mecânico das estradas que dão acesso à Praia e a operação bota-fora, para retirada dos resíduos de árvore acumulados.

Tabatinga

As chuvas também vinham castigando a estrada para Sítio do Jacú, no bairro Tabatinga. Prontamente a Sesep enviou uma equipe com o apoio de uma motoniveladora (Patrol) para fazer o nivelamento mecânico da estrada.
Serão utilizados aproximadamente 90 metros cúbicos de rachão e bica corrida (composto por pó de pedra e cascalho) para fazer o serviço, deixando a via mais segura, atendendo os moradores e viabilizando o trânsito de ônibus que visitam o espaço ecológico.