Geral Ubatuba

Prefeitura interdita “mansão” no Tenório por crime ambiental

Tamoios News

Efluentes diversos eram lançados diretamente na costeira e no mar

Na manhã desta terça-feira, 15, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ubatuba realizou ação de fiscalização do local conhecido como “Mansão do Tenório”, localizado no canto esquerdo da praia de mesmo nome, após inúmeras denúncias de crime ambiental formalizadas junto ao órgão.

A equipe constatou que o estabelecimento lança efluentes diversos da cozinha diretamente na costeira e no mar sem que haja qualquer ligação à tubulação de esgoto. Cessado todos os lançamentos da parte da cozinha, foi observada a emissão de água servida, com aspecto cinza e escurecido, oriundo provavelmente de outros setores do mesmo estabelecimento.

Agente da Vigilância de Ubatuba interdita a “mansão do Tenório”. Fotos: PMU

A Vigilância Sanitária decidiu interditar cautelarmente todo o empreendimento até que o mesmo apresente o sistema de tratamento dos resíduos aprovado e cesse o lançamento.

No início de julho deste ano, a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba também já havia formalizado a autuação do mesmo estabelecimento à Polícia Ambiental, órgão responsável pela autuação em caso de ocupações irregulares em áreas públicas na costa.

A Prefeitura de Ubatuba também oficiou outros órgãos, como o Ministério Público, para que sejam tomadas as demais medidas legais cabíveis.