Geral Ubatuba

Presidente da Câmara cobra mais fiscalização para bicicletas em Ubatuba

Tamoios News

Na sessão do legislativo de Ubatuba, da última segunda(5), o vereador Silvinho Brandão, Presidente da Câmara, pediu para a prefeitura intensificar a fiscalização com relação ao tráfego de bicicletas na cidade.

O vereador dirigiu seu pedido ao Major Franco, gestor da pasta de Segurança Pública. Ele cobrou mais vigilância nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, com intuito de diminuir o número de acidentes de trânsito com ciclistas.

Silvinho também argumentou sobre a importância da conscientização da população para que transitem dentro dos limites e na mão correta das ciclovias/faixas.

O vereador destacou que em ocasiões onde ocorreram essas blitz de Segurança Pública foram feitas dezenas de apreensões de bicicletas, sendo a maioria delas, produtos de furto e roubo.

O Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Nas ruas onde não houver ciclovias, as bicicletas devem seguir no sentido dos carros, na beira da pista e têm preferência sobre os veículos motorizados.

Ubatuba é uma das cidades com maior número de bicicletas na região. O morador Jair Santos, do Perequê-Açu, disse que utiliza sua bicicleta para ir trabalhar, comentou que é preciso implantar ciclovias mais seguras para os usuários.  Segundo ele, é mais comum os motoristas desrespeitarem os ciclistas.