Geral Litoral Norte

Projeto Baleia á Vista, em Ilhabela, registrou recorde de baleias em 2018

Tamoios News
Foto-Júlio Cardoso

temporada de “observação de baleias” terminou na região. O número que passou pelo Litoral Norte foi o maior dos últimos anos, segundo o ambientalista Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

Por Salim Burihan   

O Projeto Baleia à Vista, uma ong que atua em Ilhabela desde 2004, registrou este ano o maior número de baleias de passagem pela região.

Entre janeiro e setembro, período em que as baleias passam pela costa do Litoral Norte em direção à Antartida ou no retorno dela, um total de 83 exemplares foram avistados e catalogados pelo projeto.

Segundo Júlio Cardoso, um dos ambientalistas do Projeto Baleia à Vista, baleias de quatro espécies foram avistadas: Jubarte(42), Bryde(19), Orca(16) e Franca(6).

Em setembro, um momento muito legal, um vídeo de Paolo Angeloni mostra uma baleia alimentando seu filhote em Ilhabela:

“ De janeiro a setembro deste ano tivemos o maior número de registros de baleias desde que começamos a registrar a presença de cetáceos em 2004”, disse Cardoso. Segundo ele, as jubartes foram avistadas mais no período entre junho e setembro, quando passaram a caminho de Abrolhos(BA).

 “Outra grande surpresa foi o registro de seis baleias Francas, três fêmeas com seus filhotes, avistadas nos últimos dois meses”, informou. Segundo Cardoso, ainda não dá para saber qual o motivo do aumento de baleias na costa do Litoral Norte, mas tudo indica que isso irá se repetir nos próximos anos.

“ Acreditamos que possa ter ocorrido uma mudança nas rotas de migração e um aumento no número de indivíduos das espécies(Franca e Jubarte) e desta forma isso pode ser uma tendência nova e que deve se repetir nos próximos anos”, destacou o ambientalista. 

Ambientalistas Cardoso e Arlaine, do projeto Baleia à Vista, na “caça” as baleias em Ilhabela. Foto: Marcos Aurélio Nascimento

Golfinhos

Os ambientalistas do Projeto Baleia à Vista  também registraram uma enorme presença de golfinhos na região.

Cerca de mil exemplares, de seis espécies, foram registrados e catalogados: Boto Cinza (Sotalia guianensis) cerca de 400 a 450 indivíduos;

Toninhas (Pontoporia blainvillei) cerca de 25 a 30 indivíduos; Pintados do Atlântico (Stenella frontalis) cerca de 150 a 180 indivíduos; Dentes Rugosos  (Steno bredanensis) cerca de 200 a 220 indivíduos; Comum (Delphinus SP) cerca de 50 a 70 indivíduos; e, Nariz de Garrafa (Tursiops truncatus) cerca de 30 a 40 indivíduos.

Fim da temporada

Júlio explica que a temporada de migração das jubartes foi excepcional, mas ja terminou e agora elas não estão mais por aqui.

“A oportunidade agora é de se avistar as baleias de Bryde, que se aproximam mais da costa durante a primavera e verão, atraídas por alimentos como os  cardumes de manjubinhas,sardinhas e camarões”, alertou.

Júlio dá a dica: quem estiver navegando deve prestar atenção em concentrações de pássaros (Atobas, Trinta réis e Fragatas) atacando cardumes de peixes, deve ficar atento, pois pode ter baleia por perto.

Ele contou que durante a passagem das baleias pela região, foi impressionante o número de pessoas que foram ao mar, para apreciá-las. As baleias viraram atração turística.

“Ainda não temos um turismo de avistagem de baleias e golfinhos bem estruturado e será importante que isso ocorra para que as normas de avistagem sejam respeitadas, para se preservas esses animais.

O próprio projeto fez inúmeras divulgações sobre as normas, para evitar que baleias fossem feridas ou interrompessem a amamentação devido ao grande número de embarcações que se aproximavam delas para video, fotos e selfies.

As normas são as seguintes: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear as baleias; ao avistar uma baleia reduzir a velocidade e parar se necessário a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e, nunca manter mais de duas embarcaçoes próximas a uma baleia durante numa avistagem.

“ Quem navega pela região e, especialmente, o pessoal que faz turismo de pesca próximo as ilhas de Buzios e Vitória, quem faz passeios ao Bonete e Castelhanos  ou navega ao redor da Ilhabela, sempre pode ter a sorte de avistar alguma baleia ou grupo de golfinhos e isso é uma experiência fantástica”, garante Cardoso.

O fim da temporada de avistagem de baleias terminou, mas segundo ele, quem navega pela costa poderá apreciar uma grande quantidade de golfinhos, de várias espécies, o ano todo na região. 

Quem quiser saber mais sobre o Projeto Baleia à Vista ou ser um colaborador dele é só entrar no site www.projetobaleiaavista.com.br, na página do facebook @projetobaleiaavista ou enviar um e-mail para projetobaleiaavista@gmail.com.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.