Geral São Sebastião

São Sebastião: Prefeitura promove palestras sobre uso racional da água

Tamoios News

Com o objetivo de promover a conscientização do uso da água, a Prefeitura de São Sebastião deu seguimento hoje (18) às atividades da Semana da Água, que tiveram início na sexta-feira (15/03) no Observatório Ambiental da Rua da Praia.

As atividades, que contam com palestras e exposições artísticas, seguem até o dia 22 de março – data em que é celebrado o Dia Mundial da Água.

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), com apoio da Secretaria de Educação (SEDUC) e instituições parceiras como: Fundo Social de Solidariedade, Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana, Instituto Conservação Costeira (ICC), Instituto Supereco, Projeto Tecendo as Águas, Projeto Garoçá, Instituto Argonauta, Instituto Verdescola, Projeto Voz das Gotas, SABESP, FATEC, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, com a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

O palestrante de segunda(18) foi Fernando de Almeida, Educador Ambiental e Biólogo do ICC. “Esses eventos são muito importantes para o município. Iniciativas como essa só trazem benefícios ao meio ambiente”, disse.

O tema da palestra foi “A importância da Água para a Biodiversidade” e, segundo Almeida, a discussão e conscientização referente ao tema é de suma importância para a qualidade de vida das pessoas, ainda mais quando tratamos diretamente com crianças e adolescentes moradores do município, o qual é extremamente rico em “minas” d’água e consequentemente em biodiversidade.

“Acredito que a semente está sendo plantada e que em breve colheremos bons frutos. Educação ambiental é quem irá garantir a manutenção e qualidade de vida das atuais e futuras gerações”, concluiu.

 

Confira a programação completa:

 

19 de março – Palestra no Observatório às 14h

Tema: Saneamento Básico

Palestrante: Daniel Jung (FATEC)

20 de março – Palestra no Observatório às 9h

Tema: A importância da Agroecologia na Salvaguarda das Águas, da

Biodiversidade, do Solo, da Cultura, da Cidadania e da Segurança Alimentar

Palestrante: Silas Barsotti Barrozo (CBRN)

21 de março – Dia Mundial Florestal | Palestra no Observatório

9h Tema: Pegada Hídrica – Renata Ferreira da Cruz (Instituto Conservação Costeira)

14h Tema: Gestão dos Recursos Hídricos no Litoral Norte

Palestrantes: Fábio Luciano Pincinato e Jociani Debeni Festa

Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – Secretaria Estadual

de Infraestrutura e Meio Ambiente

 

22 de março – Dia Mundial da Água | Palestra no Observatório

9h Tema: Proteção de Nascentes e Cursos d’Água | Anderson Ribeiro (SEMAM)

14h Tema: A Importância do Consumo Consciente de Água

Palestrantes: Fernando de Almeida D. L. (Instituto Verdescola)

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.