Geral São Sebastião

São Sebastião e Ubatuba participam da Jornada do Patrimônio Cultural

Tamoios News

Evento acontece nesta sexta-feira com visita monitorada às ruínas da Casa da Fazenda, no Morro do Abrigo e peça teatral. Em Ubatuba, evento será realizado no dia 26

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião e a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realizará nesta sexta-feira (11), mais uma edição da Jornada do Patrimônio Cultural SP. As atividades serão realizadas às 10h e às 13h30, gratuitamente.

Na ocasião, serão promovidas visitas monitoradas às obras de restauro das ruínas do bairro Morro do Abrigo, sítio com parte do que restou da casa da fazenda, e do fosso da roda d’água, construídos no século XIX, e que provavelmente se dedicou a fabricação de aguardente, comum às fazendas da região naquele período da história.

Além disso, a Cia. Castelo das Artes apresentará a peça ‘Mitos e Lendas Caiçaras’, valorizando a cultura tradicional, o saber popular e a oralidade típica da região, encenando as mais conhecidas lendas e mitos de São Sebastião.

A Jornada do Patrimônio Cultural SP tem como intuito de sensibilizar o público sobre a importância da valorização dos patrimônios culturais dos municípios do Estado, por meio de visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais, abrangendo não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial.

Ubatuba

Marco da Paz. Foto: Potiguara do Lago.

A Jornada do Patrimônio Cultural SP, em Ubatuba, será realizada no dia 26, com uma visita guiada pelo Centro Histórico, com duração de 90 minutos com grupos de até 20 pessoas.

A inscrição para a visita deverá ser realizada através do envio de nome completo, R.G. e número de telefone para o e-mail: contato@fundart.com.br com a descrição “Jornada do Patrimônio Cultural em Ubatuba” no campo “assunto”. As visitas serão por grupos de inscritos e em ordem de chegada, em duas turmas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura Municipal de Ubatuba, em parceria com Associação Coaquira de Guia de Turismo, Monitor e Condutor de Ubatuba e execução da Secretaria Municipal de Turismo e FundArt.

Conheça o roteiro cultural: Centro Histórico de Ubatuba

  • Paço Municipal
  • Marco da Paz (Tratado de Paz das Américas) – Orla da Praia do Cruzeiro/Iperoig
  • Praça da Paz (Imagem de Nossa Senhora da Paz)
  • Sobradão do Porto – Praça Anchieta
  • Ilha dos Pescadores
  • Museu Histórico “Washington de Oliveira – Praça Nóbrega
  • Antigo Fórum – Praça Nóbrega
  • Igreja Matriz – Praça Exaltação da Santa Cruz
  • Posto de Puericultura – Praça 13 de Maio
  • Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense” – Praça 13 de Maio

Saiba mais: http://www.cultura.sp.gov.br/jornada-do-patrimonio-cultural-sp-acontece-em-outubro-no-estado/.

SERVIÇO

Jornada do Patrimônio Cultural SP 2019

Data: 26 de outubro de 2019 (sábado)
Horário: Turma I – 10h às 12h; Turma II – 14h às 16h
Duração: 1h30
Inscrição através do e-mail: contato@fundart.com.br

Atividade gratuita

Maiores informações pelo telefone: (12) 3833-7000 ou 3833-7001