Geral São Sebastião

São Sebastião promove nesta quarta(10) palestras sobre observação de baleias

Tamoios News


São Sebastião será o primeiro município da região a promover palestras e oficina sobre a observação responsável de baleias.

A iniciativa visa orientar as empresas que promovem passeios em embarcações para avistagem de baleias no litoral norte, sobre como proceder de maneira segura neste tipo de turismo de observação.

Como se sabe, aumentou muito a presença de baleias na região, mais de 200 já foram avistadas desde o inicio de junho, segundo dados dos projetos Baleia à Vista e Viva Baleias.   

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia À Vista e o Projeto Baleia Jubarte, realiza gratuitamente no Teatro Municipal a palestra e oficina sobre a Observação Responsável de Baleias.

O evento tem o objetivo de promover um entendimento melhor sobre as baleias, visando as ações com maior responsabilidade, além de pré-cadastrar, orientar e conhecer quem são os potenciais interessados em explorar o turismo no município, instruindo de como eles deverão agir ao se depararem com uma baleia, não colocando em risco o animal e os observadores.

“Nesse primeiro momento não haverá certificação e credenciamento oficial. A previsão é que isso aconteça no primeiro semestre de 2020. Estamos com o propósito de apresentar um turismo de conservação e conhecimento do animal sem interferir no seu modo de vida, além de destacar as normas de avistagem”, disse o fundador do projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso.

Das 14h às 17h, acontece a Oficina de Preparação, Cadastramento e Pré-Certificação para interessados em operar o Turismo Náutico de Avistagem de Baleias em São Sebastião. A oficina é voltada para profissionais marítimos e operadores de turismo da região, tratando temas como as características gerais das baleias, as normas de avistagem vigentes do IBAMA, a biologia marinha, rotas migratórias e também os cuidados para a realização de aproximação durante o turismo de avistagem.

Já no período noturno, das 19h às 20h30, voltada para o público geral, será realizada a Palestra “30 anos do Projeto Baleia Jubarte: uma história de sucesso da conservação marinha no Brasil e a temporada 2019 no Litoral Paulista”, destacando as ações feitas pelo projeto, a relação das pesquisas científicas com o turismo de avistagem, políticas públicas e educação ambiental.

Os palestrantes convidados são profissionais renomados no assunto, dentre eles estão Enrico Marcovaldi, Sérgio Cipolotti, José Truda Palazzo e Júlio Cardoso.