Geral São Sebastião

Secretaria da Saúde de São Sebastião faz ações de prevenção de câncer bucal nos bairros

Tamoios News

Com o objetivo de prevenir o câncer bucal em idosos do município, o Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde (SESAU) realiza atividades de cuidados bucais em bairros de São Sebastião.

Na última quinta (23), a ação foi feita no CRAS de Boiçucanga, e na sexta(24), no Núcleo Valorizando a Pessoa Idosa, em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião.

De acordo com a SESAU, aproximadamente 100 idosos foram atendidos nos dois dias da ação.

Dentro das atividades da campanha, foi realizada uma palestra explicativa sobre a doença e a importância da realização do autoexame. Na ocasião foram entregues kits de higiene pessoal, contendo escova de dente com protetor de cerdas, creme e fio dental, além de panfletos com as principais informações do autoexame.

De acordo com a coordenadora do grupo de Prevenção de Saúde Bucal do município, Patrícia Bitencourt da Rocha, a ação visa detectar de maneira precoce o câncer bucal. “Por dia morrem no Brasil 15 pessoas de câncer bucal, sendo ele o 4° câncer que mais mata no nosso país. A maior incidência desse câncer são pessoas do sexo masculino acima de 40 anos, fumantes, que estão expostos ao sol. Como temos muitos pescadores nessas condições, essa campanha é de extrema importância para o nosso município”, disse.

A ação segue até o dia 05 de junho. Confira o cronograma da ação:

30/05 – quinta-feira

9h30 – Centro Cultural Batuíra – Bairro São Francisco

05/06 – quarta-feira

9h – CRAS Topolândia

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.