Geral São Sebastião

Ilhabela: Dersa informa que segundo catamarã só chega em outubro

Tamoios News
No final do ano passado, a Dersa se comprometeu em colocar dois catamarãs, na travessia entre São Sebastião e Ilhabela,  para transporte exclusivo de pedestres e com isso aumentar a capacidade das balsas em 30%. Veio um catamarã apenas, que por sinal, vive em manutenção, segundo os usuários. A Dersa, na verdade, está ganhando tempo. Vai ser extinta pelo Estado
Por Salim Burihan  .
A Dersa informou, que o catamarã LS-04 ainda em reforma só será colocado em operação na travessia São Sebastião/Ilhabela no mês de outubro.
A empresa havia se comprometido a colocar dois catamarãs na travessia, mas no final do ano passado, chegou apenas a embarcação LS-02.
O catamarã LS-02, que tem capacidade para transportar até 370 pessoas e 50 bicicletas, é climatizado e oferece muito conforto aos passageiros.

Segundo alega a empresa, o uso do catamarã aumenta o transporte de veículos nas balsas em até 30% de sua capacidade e também agiliza as operações das embarcações, mas o LS-04 não foi colocado em operação até hoje.

A empresa alegou na época, que a LS-04, estaria em reforma. A LS-02 vive em manutenção. Segundo a empresa, as manutenções ocorrem de acordo com a necessidade de cada embarcação e são realizadas tanto de modo corretivo, como de forma preventiva.
A Dersa informou que ao assumir em janeiro deste ano, a nova gestão da empresa encontrou um sistema com embarcações envelhecidas e uma manutenção lenta. Diante desta realidade, a atual administração tem se empenhado no sentido de melhorar a qualidade do serviço e tem investido no serviço de manutenção para garantir soluções mais rápidas.
Informou ainda, que para a modernização de todo o sistema, o Governo do Estado iniciou os estudos sobre a concessão do serviço de balsas, hoje administrado pela DERSA, à iniciativa privada. A meta é que o sistema comece a ser modernizado a partir de 2020.
Ilhabela

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, cobrou a colocação da LS-04 na operação de pedestres na travessia de pedestres.

“Destacamos que desde a pré-temporada de 2018 já havia a sinalização do Dersa da vinda de dois catamarãs para operar na travessia de passageiros entre São Sebastião e Ilhabela, porém apenas uma embarcação foi enviada e atualmente encontra-se fora de operação na maior parte do tempo por sucessivas paralizações para manutenção”, declarou na semana passada, a prefeita Gracinha.

Segundo ela, as dificuldades na travessia é algo recorrente e que vem gerando impacto negativo no turismo de Ilhabela, sobretudo devido às condições das embarcações e lentidão em função das imensas filas de veículos que tornam demorado o tempo de espera e travessia.

No mês de julho, dois grandes eventos acontecem na cidade: a 63ª edição do Jogos Regionais do Estado de São Paulo e a 46ª Semana Internacional de Vela. A semana internacional de Vela é considerado um dos mais importantes eventos náuticos da América do Sul e atraí milhares de turistas até a ilha.

“Nosso município irá receber muitas pessoas nesse período e precisamos, com urgência, de uma solução para que os atletas, as famílias em férias e principalmente a nossa população, não sejam ainda mais afetadas pela falta de embarcações ou manutenção das mesmas”, finalizou a prefeita.

Feriado prolongado

A DERSA informa que, para o feriado de Corpus Christi (20 a 23/06), 06 balsas e uma lancha devem operar na travessia São Sebastião/Ilhabela. Duas embarcações, que estavam em manutenção, retornam à operação nesta quarta-feira (19). São esperados, aproximadamente, 4 mil veículos nesta travessia, nos 4 dias do feriado prolongado.
Os usuários têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o aplicativo Travessias para smartphones.