Geral

Semana Santa tem programação especial na Igreja Católica

Tamoios News

Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba

Para os católicos começou a principal semana do ano nas celebrações da Igreja, a Semana Santa. Por isso, até o próximo domingo (16), as paróquias da Diocese de Caraguatatuba contam com uma programação especial para lembrar as passagens da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em Caraguatatuba, a Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro do Indaiá nesta terça (11) às 19h30 terá a Procissão do Encontro do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Na quarta (12), também às 19h30, haverá a missa e logo após a Via Sacra.

Na quinta-feira (13) serão dois horários de celebrações: às 10h Missa dos Santos Óleos – renovação das promessas sacerdotais e às 20h a Missa Solene da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava-pés.  Após a missa inicia-se uma vigília eucarística.

Na sexta-feira (14) também haverá uma vigília eucarística, das 7 às 15h. No sábado (15), a Vigília Pascal será a partir das 20h.

No domingo de Páscoa serão três celebrações na Catedral do Divino, às 6h com a Missa Solene da Aurora, às 9h30 com uma missa solene e, às 19h30, missa solene da coroação de Nossa Senhora das Dores.

Domingo de Ramos

A abertura oficial da semana santa foi realizada na noite do domingo (9). A celebração é intitulada de “Domingo de Ramos”, quando, segundo a igreja, Jesus chega a Jerusalém e é recebido pelo povo que o saudou segurando ramos de folhas nas mãos.

Na matriz de Santo Antônio em Caraguatatuba, o pároco João Marcos orientou aos fieis a fazer silêncio, jejum e refletir sobre a importância de Jesus durante a semana santa. “Para nós, católicos, esta é a semana de viver a paixão e morte de Jesus. Então é importante que façamos mais silêncio, deixemos as TV’s e rádios desligados e optemos por uma semana mais reflexiva. Aqueles que não fizeram nenhum tipo de jejum durante a quaresma, esta também é uma boa semana para que isso seja feito”, disse.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.