Geral Litoral Norte

Sindicato dos Delegados cobra melhorias nas delegacias do Litoral Norte

Tamoios News
Imagem Ilustrativa

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Kobashi Gallinati, estará nesta sexta-feira (28), às 14 horas, no Departamento de Polícia Judiciária de São José dos Campos (Deinter 1). Raquel Kobashi  era discutir a situação das delegacias do Vale e Litoral Norte.

A ação integra uma série de reuniões que o Sindicato fará em todas as regiões do Estado para ouvir as demandas dos delegados locais e mapear as condições de trabalho dos policiais em todo Estado.

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Kobashi Gallinati, cobra melhorias nas delegacias do Litoral Norte

“Vamos verificar a realidade de trabalho da Polícia Civil de todas as regiões do Estado, montaremos um diagnóstico e isso norteará nossa atuação junto ao Governo do Estado para cobrar melhorias”, afirma Raquel.

Localizada em uma das maiores regiões do estado, o Deinter 1 tem 95 unidades espalhadas nas seis delegacias seccionais, abrangendo uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Com um deficit de 20% dos profissionais, a região de atuação precisa contratar 314 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores, agentes de polícia, agentes de telecomunicação, papiloscopistas e auxiliares de papiloscopia.

Problemas estruturais, falta de coletes à prova de balas e de munições, além do déficit de profissionais, são os problemas apontados pelos policiais. “O Governo do Estado não oferece as mínimas condições para que o policial trabalhe com segurança. Faltam coletes balísticos, munições e profissionais”, afirma Raquel.

A visita ainda tem como objetivo apresentar aos delegados as ações e atividades do sindicato, as negociações com o governo estadual nos últimos três anos e os futuros projetos em favor da classe.

 

 

 

 

Raquel Kobashi Gallinati é Delegada de Polícia desde 2012, é a primeira mulher a ser eleita presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, SINDPESP, fundado em 1989. Trabalhou como Delegada de Polícia em delegacias do Departamento de Polícia da Capital (DECAP). Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduada em Ciências Criminais e Mestre em Filosofia,  pela PUC-SP, em 2007. Pós graduanda pela Academia Nacional da Polícia Federal em Direito de Polícia Judiciária, tem vasto conhecimento nos crimes de violência contra a mulher, especialmente o feminicídio.

Litoral Norte

Segundo o sindicato, a situação da Delegacia Seccional de São Sebastião é complicada. A delegacia teria uma defasagem de 89% de funcionários. Conforme os cargos previstos em lei, a delegacia teria que ter 17 delegados, mas tem atualmente 15; dos 51 escrivães previsto, conta com apenas 34; teria que ter 81 agentes policiais, mas trabalha com apenas 33; e, faltam papiloscopistas e auxiliares de papiloscopistas. Confira a planilha dos cargos atuais e o que estão previstos em lei para a Delegacia Seccional de São Sebastião, responsável pelas delegacias do Litoral Norte: