Geral Litoral Norte

TCE fiscaliza no Vale e Litoral condições da merenda servida em escolas da rede pública

Tamoios News

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, nesta quinta-feira (31/10), fiscalização em 216 municípios para checar as condições de fornecimento da merenda oferecida aos alunos da rede pública.

No Vale e Litoral estão sendo fiscalizadas escolas de Paraibuna, Tremembé, Caçapava, Pinda, Cruzeiro, Canas, Cachoeira Paulista, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Santo Antônio do Pinhal, Guarujá, Santos e Bertioga.  Nenhuma escola do Litoral Norte está sendo fiscalizada na operação realizada nesta quinta pelo TCE.

O propósito é vistoriar as condições da merenda; a qualidade dos alimentos; as condições de entrega e armazenamento e inspecionar a regularidade no abastecimento em unidades escolares. Os trabalhos ‘in loco’ podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard/.

A ação, com início às 7h30, verifica, de forma concomitante e em tempo real, como estão sendo armazenados, preparados e oferecidos os alimentos aos estudantes dos Ensinos Básico e Fundamental em 266 escolas sob a responsabilidade dos municípios.

Os dados, colhidos por cerca de 300 Agentes da Fiscalização do TCESP, serão confrontados com as informações levantadas na última fiscalização realizada em 28 de maio, e que ocorreram em uma amostra de 219 cidades jurisdicionadas à Corte de Contas paulista.

 Fiscalizações Ordenadas

Realizadas desde 2016, as ‘fiscalizações ordenadas’ são realizadas de forma surpresa – nas quais os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.

As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da Administração, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos; segurança, entre outras.

 Ultima fiscalização – 28 de maio de 2019

ENTIDADES FISCALIZADAS                                                         275

MUNICÍPIOS                                                                                   219

AGENTES                                                                                          286

Ø  GÊNEROS ALIMENTÍCIOS/INSUMOS FORA DA VALIDADE           = 10,55%

Ø  SEM ALVARÁ DA VIGILÂNCIA                                                         = 82,55%

Ø  ESPAÇO PARA O CONSUMO INADEQUADO                                  = 18,55%

Ø  MERENDA DO DIA DIFERENTE DA DO CARDÁPIO ?                     = 29,45%

Ø  NÃO TEM CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR                    =   2,18%

Ø  FALTA DE AVCB OU VALIDADE VENCIDA                                             =  92,00%

Ø  INADEQUADA ESTOCAGEM DE ALIMENTOS                                =  27,64%

Relatório – http://bit.ly/2WnneDb