Geral Ilhabela

TRE adia julgamento da ação eleitoral que poderá provocar nova eleição em Ilhabela

Tamoios News

O TRE(Tribunal Regional Eleitoral) adiou para a próxima quinta, dia 30, o julgamento da ação movida, em 2016, pelo MPF (Ministério Público Eleitoral), acatando denúncia do PPS, pedindo a cassação do diploma do então eleito prefeito da cidade, Márcio Tenório(MDB), por suspeita de crime eleitoral em sua campanha.

O  pedido de adiamento do julgamento, que estava marcado para acontecer, nesta quinta(23), foi solicitado pela relatora do processo, juíza Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi. Não foi informado o motivo do adiamento de hoje para a próxima quinta(30).

Trata-se da ação movida, em 2016, pelo MPF (Ministério Público Eleitoral), acatando denúncia do PPS, pedindo a cassação do diploma do então eleito prefeito da cidade, Márcio Tenório(MDB), por suspeita de crime eleitoral em sua campanha.

A ação tinha como objetivo cassar o diploma de Tenório e declarar a sua inelegibilidade por oito anos.

Márcio Tenório (PMDB) foi eleito em 2016), prefeito de Ilhabela, por 7.917 votos, o que corresponde a 44,16% dos votos válidos para a disputa. Em segundo lugar ficou Lídia(PPS), com 5.512 votos(30,75 %). Outros sete candidatos participaram da disputa.

A ação foi iniciada em dezembro de 2016 e agitou a política local. O julgamento do caso demorou muito, um ano e dois meses. Quando veio a decisão, ela foi favorável a Tenório.

Em fevereiro de 2018, Tenório comemorou a decisão do juiz da 132ª Zona Eleitoral de São Sebastião/Ilhabela, André Quintela Alves Rodrigues, que proferiu sentença a seu favor, e o inocentou, com base em um parecer dado pelo TRE(Tribunal Regional Eleitoral) , que por unanimidade havia inocentado o prefeito de São Sebastião, também, acusado pelos opositores de ter cometido irregularidades na eleição em seu município.

Acontece, que a sentença dada a favor de Tenório, pelo juiz eleitoral de São Sebastião/Ilhabela, foi anulada pelo tribunal, através de recursos apresentados pelo PPS e o MPE. A ação será novamente julgada pelo TRE.

Caso a justiça condene Tenório, por crime eleitoral, embora ainda possa haver recurso, a medida atingirá sua vice e atual prefeita da cidade, Gracinha. Ou seja, se o tribunal cassar o diploma de Tenório, também será cassado o diploma de Gracinha.

Se isso ocorrer, Gracinha teria que deixar o ,cargo. Assumiria a prefeitura o presidente da Câmara, Marquinhos Guti(DEM), que teria que marcar nova eleição para prefeito na cidade, ainda este ano ou no início do ano que vem.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.