Geral Ilhabela

Turistas chegam ao Litoral Norte atraídos pelas baleias

Tamoios News
Foto-Júlio Cardoso

Muitos turistas e veranistas estão chegando ao Litoral Norte no feriado prolongado para ver de perto as baleias que estão aparecendo na região. As baleias acabaram se transformando em nova atração turística da região.

Nos últimos dias, mais de 90 baleias foram vistas no Canal de São Sebastião ou em praias do sul e norte de Ilhabela. O número já é superior ao registrado no ano passado, quando 83 animais foram vistos na região, entre abril e setembro.

No ano passado, 83 baleias foram registradas na região: 42 da espécie jubarte; 19, da espécie bryde; 16 da espécie orca; e, seis baleias franca.

O universitário Pablo Santos,  por exemplo, veio com a namorada de São Paulo para tentar observar uma baleia. “Vi nas redes sociais que elas tem aparecido em grande numero e troquei o feriado prolongado na serra para vir até o litoral tentar ver uma delas”, comentou.

Assim como Pablo muita gente desceu a serra em direção ao Litoral Norte na “caça as baleias”, ou seja, observá-las. Maria, namorada de Pablo, disse que nunca viu uma baleia no mar. “Acho que vai ser emocionante, uma experiência maravilhosa se a gente conseguir avistar uma delas”, disse ela.

O idealizador e coordenador do Projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso, que participou esta semana de um simpósio internacional sobre avistagem de baleias e golfinhos em Vitória(ES), recomenda cuidados especiais na observação.

“O turismo de avistagem de baleias e golfinhos feito de forma sustentável e responsável, respeitando as normas existentes e tomando os cuidados necessários para não interferir no comportamento dos cetáceos, é uma atividade que gera muito emprego e sustenta muita gente e muitas empresas”, argumenta Júlio Cardoso, que desde 2004 rwgistra a passagem de baleias pelo Litoral Norte. 

Segundo ele, barcos e lanchas devem permanecer sempre a 100 metros de distância dos animais e com os motores desligados par não colocar em risco a vida das baleias ou deixa-las estressadas.