Fotografia Geral

Veibras promove lançamento do livro do fotógrafo Ricardo Martins

Tamoios News

A Concessionária Veibras de Caraguatatuba promove nesta quinta(24), a partir das 19 horas, o lançamento do livro Amantikir, do fotógrafo Ricardo Martins.

Ricardo Martins é especialista em fotos de fauna e flora desde a adolescência. Tem três livros lançados, um deles o Encanto das Aves, esgotado nas livrarias do país.

Foi convidado a fazer uma exposição onde levou a exuberante floresta brasileira para dentro da cidade de São Paulo ficando durante três meses em algumas estações de metrô da capital paulista. A exposição denominada “Bichos do Zoo” foi patrocinada pelo Grupo PEPSICO DO BRASIL.

Na maior feira de fotografia da América Latina, Photo Image Brasil, apresentou seu trabalho sobre o Vale do Paraíba, tema do livro “A Riqueza de um Vale” quando o fotógrafo aparece inovando no mercado brasileiro e surpreende seus espectadores com a fotografia noturna de longa exposição e a técnica conhecida como HDR (High Dynamic Range), que fazem com que as imagens captadas adquiram uma exuberância ímpar, impressionando e recebendo belas críticas dos principais colunistas e formadores de opinião do Brasil.

A Riqueza de um Vale é seu segundo lançamento e traz ao público as cidades de Bananal, São Luiz do Paraitinga, Aparecida, Itatiaia, e outras por onde passou, retratadas com técnica e enquadramentos diferenciados, exaltando assim o valor histórico e cultural deste Vale do Paraíba paulista e fluminense. Obra premiada na categoria fotografia no 54ª Prêmio Jabuti 2012.

Em 2012 lançou seu terceiro livro “Jalapão, História e Cultura: Unidades de Conservação do Estado do Tocantins”, incentivado pela lei Rouanet, patrocinado pelo Grupo Intermédica e com apoio do Governo do Estado do Tocantins. A fotografia acima é o retrato da Comunidade Mumbuca, no Jalapão e uma das preferidas de Ricardo Martins. Foram 45 dias percorrendo o mais novo estado brasileiro definindo recortes e fotografando a cultura, a história e a beleza natural tocantinense. O resultado é impressionante.

Fundador da Fotografia e Editora KONGO, hoje Ricardo Martins trabalha na produção e criação de seus próprios projetos. Além dos projetos editoriais incentivados, também ministra palestras corporativas e institucionais.

Conheça um pouco de Ricardo Martins: