Geral São Sebastião

Ventos paralisam travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela

Tamoios News
A  travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela esta paralisada desde às 8h10 da manhã desta terça(16) em razão dos fortes ventos que ocorrem no Canal de São Sebastião.
A Dersa já havia emitido um aviso de alerta no início da manhã,  comunicando que, de acordo com a Marinha do Brasil, a aproximação de uma frente fria poderá trazer ventos fortes ao litoral paulista, entre hoje e quarta-feira. Esse fator poderia causar lentidão na operação das Travessias Litorâneas, com possibilidade de paralisações, caso a velocidade dos ventos ultrapasse o limite de segurança de cada região.
Os usuários podem acompanhar a situação das travessias pelos canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, disponível gratuitamente para smartphones Android e IOS.
Marinha

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades da região Sul do Brasil poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós), no litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao sul de Laguna (SC) entre o dia 15 à noite e o dia 16 à noite.

O avanço do mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós) entre o litoral do estado de Santa Catarina, ao norte da cidade de Laguna (SC), e o litoral do estado da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), entre a madrugada do dia 16 e a manhã do dia 17.

Devido às condições meteorológicas citadas anteriormente, poderão ser observadas ondas, em altomar, de direção Sudoeste a Sudeste com altura entre 3,0 e 3,5 metros entre os estados do Rio Grande do Sul, ao norte de Rio Grande (RS), e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 16 pela madrugada 16 até o dia 16 à noite. Além disso, estão previstas ondas em alto-mar de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 3,5 metros entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), e do Rio de Janeiro ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 16 pela manhã e o dia 17 pela manhã.