Caraguatatuba Geral

Vídeo: Alunos e professores do IF de Caraguá protestam contra o corte de verba na Educação

Tamoios News

Estudantes e professores do IF(Instituto Federal) de Caraguatatuba promoveram na tarde desta quarta(15) uma manifestação pelas principais ruas da cidade em protesto contra o corte de verba da educação. Os manifestantes, portando faixas e cartazes, saíram do Campus, no bairro do Indaiá, às 13 horas e seguiram em passeata em direção do centro da cidade.

Veja vídeo sobre a manifestação dos alunos e professores do IF:

 Segundo Daniel Miranda, presidente Do Diretório Acadêmico do Instituto Federal de São Paulo do Campus de Caraguatatuba, a manifestação foi pacífica e sem problemas. Cerca de 270 pessoas, entre alunos e professores, participaram do movimento.

” Foi uma manifestação pacífica. Os agentes de trânsito acompanharam. Não ocupamos calçadas para dar passagem para as pessoas, e nas avenidas e ruas  deixamos uma faixa para os carros passarem. Tinham momentos que parávamos, rapidamente, e abríamos todas as faixas para conscientizar o porque estávamos manifestando”, contou.

Os manifestantes divulgaram uma carta aberta à população sobre o corte de verba na educação:

Carta aberta do Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov esclarecimento a paralisação nacional de 15 de maio.

Nós estudantes do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Caraguatatuba(IFSP-CAR), estaremos hoje (15) seguindo um movimento nacional em favor da educação pública, gratuita e de qualidade devido ao corte de verba das Universidades e Institutos Federais.

Os reflexos dos cortes já vêm sendo sentidos dentro de nossa instituição, monitoria de laboratório, atividades de extensão realizadas junto à comunidade e atividades de pesquisas já começaram a ser extintas. O programa de auxílio permanência de nosso campus foi reduzido em 17%, o que prejudicou mais de 140 alunos. Segundo a Direção do Campus, não temos verbas para manutenção de laboratórios e da estrutura de salas de aula. Partes vitais de nossa
instituição que já vinham sido afetadas por cortes anteriores e agora, mais do que nunca, estão sendo atingidas diretamente pelo chamado contingenciamento”.

A educação tem o poder de transformar a realidade das pessoas e só por ela se constrói uma sociedade mais justa e próspera. Educação não é despesa é investimento em um futuro melhor para as pessoas. Pedimos um espaço para esclarecer, informar e chamar a população para o grande ato nacional deste dia 15.

Em nossa cidade estamos mobilizando um coletivo Estudantil, que envolve alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior, em favor da educação. Participaremos de uma passeata que terá concentração em frente ao IFSP-CAR, e terminará na Praça Candido Mota, no centro de Caraguatatuba. Educação sempre será uma pauta de mobilização nacional.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.