Geral Litoral Norte

Vídeo: Estado garante que Hospital Regional será inaugurado em outubro

Tamoios News

O Hospital Regional de Caraguatatuba será inaugurado em outubro. A confirmação foi dada pelo coordenador do Programa Saúde em Ação, Ricardo Tardelli, durante  com a Frepap(Frente Parlamentar do Litoral Norte), na tarde desta quinta(30), em Caraguá.

Segundo Tardelli, até o mês de julho deve ficar pronta a construção e em seguida, a instalação dos equipamentos. “Acreditamos que entre outubro e novembro a população do Litoral Norte estará utilizando o Hospital Regional”, informou Tardelli.

Confira em vídeo as informações de Tardelli sobre o Hospital Regional:

Ele explicou que ainda não foi definida a organização social que irá fazer a gestão do hospital. O edital de contratação seria assinado nesta quinta(30). Todas as contratações serão feitas pela organização civil, que segundo ele, deverá priorizar a mão de obra da região.

Tardelli detalhou que estão sendo investidos  R$ 190 milhões na construção e na instalação dos equipamentos, recursos do governo do estado e do BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento). O hospital terá 186 leitos, sendo 40 deles de UTI.

Ricardo Tardelli ao lado do secretário de Saúde, de Caraguá, Amauri Toledo, durante reunião na Câmara de Caraguá.

Outra novidade, segundo Tardelli, é que o Estado atendeu a solicitação do prefeito de Caraguá, Aguilar Júnior, e irá construir uma ala para atendimento de oncologia. Esse departamento deverá ficar pronto em 2021, em área doada pela prefeitura anexa ao hospital regional.

Vistoria

Vereadores da Frente Parlamentar do Litoral Norte, secretários de Saúde das prefeituras e representantes do Estado, em reunião, na Câmara de Caraguá

Cerca de vinte vereadores da região entre eles,  Teimoso, presidente da Câmara de São Sebastião; Marquinhos Guti, presidente da Câmara de Ilhabela; Carlinhos da Farmácia, presidente da Câmara de Caraguá; e, Valdir Veríssimo, presidente da Frente Parlamentar do Litoral Norte, visitaram no início da tarde o Hospital Regional.

Tardelli e Nelson Yatsuda, da coordenaria da Rede de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, deram todas as explicações técnicas necessárias aos parlamentares do Litoral Norte durante a visita ao hospital, bem como, na reunião realizada na Câmara de Caraguá.

Os secretários de Saúde de Caraguá, Amauri Toledo; de Ubatuba, Diley de Brito: e, de Ilhabela, Gustavo Badoni, de Ilhabela, participaram da visita e da reunião na Câmara.

“Trata-se de uma grande conquista para a nossa região. Ficamos felizes com as explicações de Ricardo Tadelli e de Nelson Yatsuda e, principalmente, com o andamento das obras e a possibilidade da breve inauguração”, disse Valdir Veríssimo.

Uma sugestão de Veríssimo deverá ser discutida pelas prefeituras; a compra de um helicóptero pelas prefeituras para o transporte de pacientes na região.

Os vereadores e os técnicos do Estado consideraram a ideia muito boa por causa do tráfego congestionado nas estradas durante feriados prolongados e temporada de verão; devido as interdições das rodovias nos períodos de chuva; e, devido a suspensão na travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela por causa das condições do tempo e do mar.

A secretaria de Saúde de Ubatuba, Diley de Brito, que atua na área da saúde há 44 anos na região, disse que, o hospital regional era um dos sonhos mais antigos que agora será concretizado. “Vai ajudar toda a região, principalmente, aqueles que necessitam de atendimento nas cidades do Vale e capital”, disse Diley.

Hospital

O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, contará com 220 leitos, sendo 144 de internação, 40 de UTI, 20 de observação e 16 leitos de Hospital Dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial), com capacidade para atender clínica médica e cirúrgica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e UTI adulto, suprindo a demanda de alta complexidade na região. A unidade vai contar com tecnologia de captação de energia via painel solar, que será utilizada para o aquecimento da água que será utilizada no hospital.

A obra será entregue no segundo semestre deste ano e faz parte do programa Saúde em Ação, em parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e recebe um investimento de R$ 188 milhões para construção e equipamentos.