Caraguatatuba Geral

Vídeo/Fotos: Ambiental resgata tamanduá em telhado de residência no Tinga

Tamoios News

Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, resgataram neste domingo, no bairro do Tinga, em Caraguá,  um tamanduá-mirim.

Os policiais foram acionados por uma moradora do bairro para resgatar um animal silvestre, que se encontrava em um telhado de uma residência. Veja o vídeo da captura do animal:

Segundo os policiais se tratava de um tamanduá-mirim (tamandua tetradactyla), espécie nativa da mata atlântica, notoriamente em boas condições físicas, sendo procedido a sua captura utilizando-se das técnicas e equipamentos de contenção e manejo de animais silvestres. Posteriormente foi realizada a soltura do animal em seu habitat natural devido a seu bom estado salubre.

Tamanduá-mirim foi resgatado e solto na mata

A moradora e os vizinhos foram orientados referente ao tema “educação ambiental”, trato, legislação pertinente, correta destinação e soltura referente a animais silvestres.

Segundo os policiais, este animal é também frequentemente ameaçado por outras ações do homem, direta ou indiretamente, como os atropelamentos em rodovias próximas ao seu ambiente natural e ao frequente ataque de cães domesticados.

O grande problema é que, em função de seus baixos níveis metabólicos, o tamanduá-mirim tem logos períodos de gestação que duram cerca de 130 a 150 dias e um número reduzidos de crias, daí a preocupação constante com o seu bem estar.

Os tamanduás-mirins comem formigas e cupins que são localizados pelo seu odor. O focinho comprido do tamanduá, além de servir para ele conseguir alcançar seu alimento nos mas profundos buracos, também serve para farejar seu alimento. Eles também gostam de mel e das próprias abelhas.

Em função de seus hábitos noturnos, dificilmente é visto de dia. São indivíduos essencialmente solitários, que só encontram um par na época do acasalamento. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200
Comunicação Social da 3ª CIA PAmb