Geral Ilhabela

Vídeos: Polícia Ambiental prende homem que mantinha “rinha de galo” em Ilhabela

Tamoios News

Durante Operação “Corpus Christi”, policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre, do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, deslocaram-se até o bairro Barra Velha, localizado no município de Ilhabela, para atender denúncia referente ao crime de maus tratos a animais em uma “rinha de galo”.

Com um mandado de busca, os policiais militares foram até o local onde funcionava a “rinha de galo”. Nos fundos da casa de C.P.B., vulgo “Cabelo”, foram encontradas 22 gaiolas com galos “índio”, alguns feridos e outros estressados.

Os policiais ambientais solicitaram a presença de uma veterinária do município, que constatou os ferimentos nos galos e, localizou medicamentos para cicatrização, anabolizantes e antibióticos que eram aplicados nas aves sem receitas ou acompanhamento veterinário.

Às margens de um curso d’água, localizado nos fundos da residência, também foi localizado uma sacola plástica, contendo petrechos para rinha de galos ” biqueira, bucha e fixador de bucha”, a qual foi arremessada pelo indivíduo, quando ele percebeu a presença da polícia ambiental em seu portão.

C.P.B. foi autuado em R$ 132 mil e ainda foi autuado por Infração Ambiental,  por impedir a regeneração natural, em área considerada de preservação permanente, com a construção de um galinheiro e residência pluridomiciliar.

A ocorrência foi apresentada no distrito policial de Ilhabela, com os animais e petrechos, onde o Delegado de Plantão tomou ciência dos fatos determinando o comparecimento da perícia e  elaborou o boletim de ocorrência, apreendeu as aves e petrechos e mais o aparelho celular do indiciado, pois existe evidências que ele mesmo realizava filmagem para divulgação do eventos (rinha de galo) à outros criadores. Os animais foram submetidos ao laudo mais conclusivo pelos veterinários da prefeitura e posterior serão submetidos a eutanásia.