Geral São Sebastião

Vigilância de São Sebastião interdita berçário clandestino em Boiçucanga

Tamoios News

A Vigilância Sanitária de São Sebastião interditou um berçário clandestino, denominado “Alicerce”, por condições insalubres de atendimento no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. O berçário, que atendia cerca de 30 crianças entre3 meses a 7 anos, foi considerado com péssimas condições de higiene e de estrutura.

A fiscalização foi possível após denuncia protocolada no Conselho Tutelar e Ministério Público (MP).

A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, relata que logo na entrada do berçário clandestino a piscina apresentava água verde, sem tratamento, com telas de segurança precárias e abertas que não ofereciam segurança às crianças. “Elas tinham inclusive acesso à parte da piscina que estava sem a tela. Já no início da fiscalização vimos restos de brinquedos e lixos jogados”, comentou.

A Vigilância Sanitária constatou que o local apresentava risco eminente de saúde pública às crianças, com paredes mofadas, fios desencapados, e sem proteção nas tomadas. Foram também encontrados carrinhos de bebê e cercadinho em péssimos estado de conservação, ambiente desorganizado, sujo, e alimentos vencidos na geladeira.

“Não havia sequer filtro para água, sendo servido às crianças água da torneira. Além da caixa de água descoberta, frutas passadas, e alimentos preparados sem condições de consumo”, contou Paluri.

Na ocasião da interdição, aproximadamente 15 crianças estavam no berçário, que contava com apenas duas funcionárias para cuidarem das crianças, e outra na cozinha, que não estava em condições sanitárias de funcionar.

O local também era a casa da proprietária do berçário, que usava a cozinha e demais dependências. O berçário clandestino foi autuado e interditado por condições higiênicas e estruturais precárias, e falta de documentação exigida.

Os pais foram avisados através de contato telefônico foram buscar as crianças. A ação conjunta Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da Vigilância Sanitária, com a Secretária Municipal de Educação (Seduc), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fiscalização de Posturas.

Mais fiscalização –As equipes de fiscalização vistoriaram outro berçário conhecido como “Nosso Sonho”, na segunda-feira (10). O estabelecimento, também, em Boiçucanga, apresentava condições satisfatórias de estruturas e higiene, porém foi autuada para providenciar as documentações exigidas pelos órgãos competentes no prazo máximo de 10 dias.

A Prefeitura de São Sebastião informa que estão em construção quatro novas unidades que atenderão crianças do berçário ao ensino infantil. As obras, nos bairros de Barra do Una e Maresias – Costa Sul do município, Pontal da Cruz, na região central, e Jaraguá – na Costa Norte do município, atenderá cerca de 200 crianças em cada espaço.

Além disso, o Governo Municipal reformou todas as creches já existentes, com brinquedos novos, assim como novos equipamentos, materiais e a climatização dessas unidades.